O convite feito pelo médico odontólogo André Maia ao pastor Pedro Tavares [PSDC], da Igreja Presbiteriana do Brasil para compor a chapa de vice nas eleições de Senador Guiomard, vem causando um desconforto indesejável ao pré-candidato petista que recebeu recentemente, a benção da cúpula da Frente Popular para concorrer às eleições de 2012.
Os demais partidos da Frente, entre eles, o PCdoB, de onde migrou André Maia, vem reivindicando a indicação da vaga. Embora ainda tenham que resolver problemas internos, os comunistas não admitem perder a indicação sem nenhum debate. Dois nomes estão postos à mesa: o da ex-vereadora Ocenilza Saraiva e do sindicalista Jairo da Petrolina.
Um militante que pediu para não ter seu nome revelado disse que a publicação prematura do nome do Pastor Tavares acabou contribuindo para uma revoada geral dos partidos em apoio a reeleição de James Gomes e até na formação de uma terceira via política. Solange Pascoal, por exemplo, está de namorico com o PMDB. Caso esse casamento venha a se concretizar, a candidatura de Tião da Emater [PMDB] pode ganhar vento.
Por telefone André Maia não negou o perfil político agradável do pastor Tavares, mas disse que essa discussão não é de momento. Colocando-se como um soldado na FPA, disse que sua batalha é para formar time.
– Esse debate será para o ano que vem. Vejo com bons olhos o nome do Pastor Tavares assim como outros dos partidos que compõe a Frente – declarou o odontólogo.
André lembrou a indicação de cima para baixo nas eleições de 2008 e disse que vai trabalhar para escolher um vice de consenso. Ele garantiu que essa escolha sairá de nomes do PV, PCdoB, PSDC, PRP e do PSOL, este último, ainda em conversa para ficar no bloco de oposição no município de Senador Guiomard.
Jairo Carioca – da redação de ac24horas
jscarioca@globo.com