O deputado estadual Major Rocha dedicou toda estrutura de seu gabinete para ouvir jovens e mulheres do PSDB, durante o I – Encontro de Jovens e Mulheres do PSDB, evento que aconteceu nos dias 26 e 27, na estrada do Quinari. Em sua palestra, o tucano disse que o governo do Acre peca por não oferecer uma política estadual a faixa de 15 a 29 anos, “atingidas pelos piores índices de desemprego, evasão escolar, falta de formação profissional, envolvimento com drogas e criminalidade”, disse. Rocha lembrou que boa parte da população carcerária é de jovens envolvidos com o mercado nacional e internacional de drogas.
O presidente da executiva municipal do PSDB, disse ainda que os órgãos públicos ligados a faixa etária tanto no estado como no município são meros cabides de empregos. Ele cobra do Estado e do município, uma política voltada para a juventude.
– O que de concreto esses órgãos fizeram? – questiona o major. “Os problemas ligados a nossa juventude não ocuparam a agenda pública dos nossos governantes. As políticas setoriais de educação e trabalho, nenhuma delas contemplam ações voltadas especialmente para os jovens” acrescentou o deputado.
O parlamentar garantiu que uma das temáticas definidas pelo partido será a de ouvir diferentes jovens da capital, e provocar o debate sobre as condições e perspectivas com relação à educação, ao mercado de trabalho, à cultura e ao lazer e os limites e as possibilidades da participação juvenil em atividades políticas, sociais e comunitárias.
– Eles serão os futuros vereadores, prefeitos, deputados, governadores. A primeira tarefa é de aprender a escultá-los, entender como eles estão vivendo e daí partir para os desafios que a sociedade atual impõe – destacou Rocha.
O doutor Donald Fernandes foi convidado para falar sobre as drogas e os riscos para a juventude de Rio Branco. Durante trinta minutos, o médico emocionou o público presente. “O combate às drogas deve começar na escola, a prevenção feita por esse governo que está ai, acontece na contramão”, comentou o especialista em políticas de prevenção de drogas no Estado.
O debate com as mulheres
Outros temas abordados durante o evento, que contou ainda com a participação do secretário geral do PSDB, Tião Bocalom e do prefeito James Gomes, mulheres e jovens de Senador Guiomard, foi o enfrentamento de desigualdades entre mulheres e homens, além do acesso aos direitos sociais, políticos e econômicos, um dos temas de universalidade das políticas para as mulheres.
De retorno do encontro nacional das mulheres tucanas, Marlizete Birico, frisou a importância da união das mulheres em torno da defesa de seus principais interesses. “É hora da mulher acriana mostrar a sua cara e mostrar que sabe fazer mudança e mudança para melhor” defendeu.
Jairo Carioca – da redação de ac24horas
jscarioca@globo.com