Azedou de vez

Azedou de vez o clima na FPA. Ao atacar na televisão a direção do PT, ameaçando, inclusive, ser candidata à PMRB numa segunda via na FPA se não for tirado o nome de Marcus Alexandre, a deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB), deixou o PT sem saída. Ou cede às suas ameaças ou mantém Marcus Alexandre. A partir dessa entrevista acabou a firula na FPA.

Sem hipocrisia

A dura entrevista da deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB) foi uma peitada pública em Tião Viana, Jorge Viana e Anibal Diniz, patrocinadores da candidatura Marcus Alexandre (PT).

Bom entendedor

E não se venha querer tapar o sol com a peneira, o recado teve endereço certo e completo.

Pedras no tabuleiro

Após a entrevista disparei uma série de telefonemas a figuras de proa do PT e ouvi de todas  que a candidatura de Marcus Alexandre (PT) e irremovível  e não aceitam duas candidaturas.

Posição do PCdoB

Um desses cardeais me disse o seguinte: “duas candidaturas significa a quebra da unidade da FPA e vamos esperar agora para saber se essa é uma posição do PCdoB ou só da Perpétua”.

Fora de cogitação

Partir para o impasse ser decidido numa pesquisa é também, segundo a importante fonte, fora de cogitação: “os demais aliados da FPA já declararam apoio ao Marcus, isso é que importa”.

Não é ingênua

Agora é a minha opinião. A Perpétua Almeida (PCdoB) é inteligente o bastante para saber ser impossível ter duas candidaturas à PMRB na FPA, sem racha entre PT e PCdoB, não há como.

Torre de babel

Como é que os secretários da cota do PCdoB apoiariam a candidatura da Perpétua à PMRB, e o governador Tião Viana e os demais secretários o candidato do PT? Seria uma Torre de Babel.

Lei da física

É a lei da física na política: dois corpos (candidatos aliados) não ocupam o mesmo espaço.

Outra simulação

A FPA perdeu a eleição na Capital. Com dois candidatos da FPA as chances da oposição emplacar Fernando Melo (PMDB) e Bocalon (PSDB) no segundo turno seriam concretas.

Fora de cogitação

Também conversei por telefone com três dirigentes de partidos nanicos. Unânimes em dizer que não vão para nenhum debate com a Perpétua porque já fecharam com Marcus Alexandre.

Deixando claro

Um deles me disse que, inclusive, que deverá sair uma nota oficial dos nanicos, reafirmando que o candidato que vão apoiar é Marcus Alexandre (PT).

Dando o arremate

Diante de tudo isso, vou ser muito pragmático: não creio que o PCdoB peite o PT e lance por cima de pau e pedra a candidatura da Perpétua Almeida, pois, seria o fim da unidade da FPA.

Nada novo

Isso não seria inusitado: o PCdoB já peitou o PT e lançou à PMRB a candidatura de Sérgio Taboada (PCdoB) contra Marcos Afonso (PT). Mas, era outra época, não havia cargos em jogo.

Na justiça

O ex-deputado federal João Correia (PMDB) diz que se necessário irá à justiça eleitoral para garantir seu direito de disputar a indicação a prefeito pelo PMDB contra Fernando Melo.

Libelo acusatório

Fernando Melo se prepare,  João Correia ainda nem abriu o baú principal de críticas a ele.

Discurso de federal

Ainda estamos longe de 2014, mas o deputado Luiz Tchê (PDT) já encarnou na Aleac o discurso de candidato a deputado federal. Aliás, temas que também dizem respeito ao estado.

Não aposte

Algumas lideranças tucanas desfilam de salto alto certas que Tião Bocalon (PSDB) ganha a eleição no primeiro turno. Em política não existe o certo, já vi favorito ficar de fora da disputa.

Não está morta

A FPA está com sérios problemas internos, mas não está morta, é tolice pensar o contrário.

Tudo parado

Enquanto não for definida a situação na Capital, o processo sucessório em Cruzeiro do Sul, onde também há problemas a serem resolvidos, não avança.

Problema a resolver

É bobagem pensar que a sucessão municipal em Sena Madureira não passa pelo prefeito Nilson Areal, nenhum nome se consolidará como candidato sem o seu apoio.

Muito simples

A dedução é simples, numa eleição municipal, o prefeito de um município é peça importante.

Caindo na cabeça

Vereadores do Jordão andam perambulando pela Capital na busca de apoio do governo para recuperar a Câmara Municipal, em vias de cair na cabeça dos freqüentadores.

Rolinhas bombadas

O famoso bloco de carnaval de Brasiléia, “As rolinhas do Coronel”, que reúne mais veado por metro quadrado do Acre, este ano vai bombar: virão caravanas de “boiolas” de La Paz e Lima.

Momento decisivo

Quando todos esperavam que as coisas estivessem acalmadas na FPA, a deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB), com uma entrevista inesperada, atacando o PT,  colocou farofa no ventilador. O PT vive o momento mais decisivo desde a fundação da FPA. Tem que tomar uma decisão já, retardar a agonia da escolha do candidato da FPA á PMRB só favorece a oposição.

Por Luis Carlos Moreira Jorge