Maior abrigo para alagados de Rio Branco tem até uma rádio comunitária improvisada

Além da alimentação diária [café, almoço e janta], serviços de saúde e a solidariedade do poder público e da sociedade civil, as mais de cinco mil pessoas que estão abrigadas no Parque de Exposições Mrechal Castelo Branco, maior alojamento improvisado pela Prefeitura de Rio Branco, têm a disposição uma rádio comunitária, batizada de sistema de rádio Solidariedade Para Todos, que é conduzida pelo rádioreporter Ivan de Carvalho.

Curiosamente Ivan de Carvalho, que mora no bairro Palheiral, também é um dos desabrigados pela cheia do Rio Acre, mas diante da dificuldade que passa não esmorece, ao contrário, ajuda quem enfrenta a mesma situação vivida por ele, fazendo o que é a essência do rádio: a prestação de serviços.

“Aqui a gente informa sobre dicas de saúde, orienta sobre a importância de manter o parque limpo e quando alguém perde um documento, a gente também informa. Quando alguém faz aniversário, a pedido, a gente oferece música. Há entrevistas com as autoridades, enfim… É uma rádio”, diz.

Ivan já é um quase pioneiro no trabalho que faz no parque. Durante o alagamento do ano passado, quando várias famílias foram abrigadas no local, o repórter conduziu os trabalhos prestando os mesmos serviços. “Mas este ano é diferente. Estou na mesma situação que a deles. Por isso agora dá pra entender melhor como é ser um atingido por uma enchente. Vivendo a mesma situação a gente fica mais solidário”, explica.

Luciano Tavares,
Da redação de ac24horas
lucianotavares.acre@gmail.com

Compartilhar