O procurador de Justiça do Acre Sammy Barbosa Lopes é um dos nomes que integram a lista tríplice para ocupar uma vaga de ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), destinada a membros do Ministério Público. A sessão aconteceu na manhã desta segunda-feira (21), em Brasília.
O acreano recebeu dezessete votos e foi o mais votado. A lista tríplice será enviada à presidente Dilma Rousseff, a quem cabe escolher o ministro. A vaga em disputa ficou aberta depois da aposentadoria do ministro Hamilton Carvalhido. Ao todo disputaram 51 candidatos. São seis subprocuradores da República e outros 45 membros do MP de 21 estados do país, além do Distrito Federal.
Para entrar na lista, o candidato tinha que de somar, no mínimo, 17 dos 31 votos possíveis na eleição de segunda-feira. O STJ é formado por 33 ministros, mas hoje duas cadeiras estão vagas por conta da saída do ministro Aldir Passarinho Junior, que deixou o tribunal em abril do ano passado, e do ministro Carvalhido, que se aposentou no mês seguinte.