Surto de hepatite B em Sena Madureira deixa autoridades de saúde em alerta

Uma das maiores incidências da Hepatite B é registrada no município de Sena Madureira, onde mais de 300 casos da doença foram confirmados este ano. Para aumentar a preocupação das autoridades de saúde, nessa semana foram registrados 50 exames tiveram resultado positivo. “Preocupação em Sena Madureira, esta semana recebemos mais de 50 resultados positivos para Hepatite B. Temos uma das maiores taxas de incidência do Brasil, precisamos agir”, disse o médio infectologista Alan Areal, nesta quarta-feira (30), em seu perfil no facebook.

A hepatite B é uma doença infecciosa causada pelo HBV, um vírus DNA da família Hepdnaviridae, resultando na inflamação das células hepáticas do portador. É transmitida pelo contato com sangue ou secreções corporais contaminadas pelo vírus. Assim, transfusões de sangue, relações sexuais sem camisinha e compartilhamento de agulhas, seringas e objetos perfurocortantes são as principais formas de contaminação.

Em uma década, as hepatites virais mataram mais de 20 mil pessoas no Brasil. De 2000 a 2010, foram registradas 20.771 mortes causadas diretamente pelos cinco tipos de hepatite (A,B,C,D e E). Mais de 70% delas foram provocadas pela hepatite tipo C, a mais agressiva, o equivalente a 14.873 mortes. A hepatite B aparece em segundo lugar, responsável por 4.978 mortes no período analisado.

Compartilhar