O ex-presidente da Unale, deputado Luis Tchê (PDT), fez um breve balanço nesta terça-feira, 05, de sua passagem na administração da entidade e anunciou a realização de uma auditoria nas dívidas dos estados com a União.
“A conferência da Unale foi de grande importância. Levantamos temas e dados que não tínhamos naquele momento. Vamos fazer uma auditoria da dívida dos estados, em nível nacional para saber a real situação”, diz Tchê.
Segundo o deputado, a discussão seria importante para tratar da anistia dos débitos e investimento do dinheiro pago à União na infraestrutura das cidades brasileiras. Tchê lembrou as obras da Copa do Mundo, que poderiam receber parte dos recursos.
“Temos uma Copa do Mundo a ser realizada em 2014, muitas estruturas tem dificuldades de aportes financeiros e recorrem aos empréstimos para viabilizar os projetos. O dinheiro do pagamento dos juros das dívidas alavancariam estas obras”, destaca.
Para o parlamentar, a anistia das dívidas beneficiaria todas as cidades brasileiras. “Os estados que não são sede da Copa do Mundo poderiam utilizar os recursos em setores essenciais. O Acre poderia usar esta parcela dos juros para projetos na área de habitação”, enfatiza Tchê.
Luis Tchê finalizou o pronunciamento destacando a importância da Unale, que de acordo com ele, “é um divisor de águas. Uma árvore que começa a dar seus frutos”. O deputado acriano presidiu a instituição representativa dos parlamentos estaduais brasileiros, de 2011 a 2012.
Ray Melo,
da redação de ac24horas
raymelo@ac24horas.com