A recomendação da Secretaria Superior de Educação do MEC, sobre a ampliação de mais 40 vagas no curso de medicina na Universidade Federal do Acre UFAC, poderá não ser implantado para o certame do Exame Nacional do Ensino Médio- ENEM, este ano.
A afirmativa foi dada ontem pela reitora da instituição Olinda Batista Assmar, durante entrevista coletiva á imprensa, alegando que a Ufac não tem recursos financeiros para contratação de mais profissionais em saúde e que “nós temos dificuldades para contratar profissionais da saúde porque são os mesmos que atuam nas redes estadual e municipal e estão sobrecarregados”, justificou a reitora.
A ampliação da oferta de mais vagas nos cursos de medicina nas universidades do país, é uma tentativa do Governo Federal de preencher a ausência de médicos nas regiões mais deficitárias na área da saúde pública em especial as da Região Norte.
Atualmente, as universidade no Brasil contam com apenas 735 vagas nos cursos e com a autorização na portaria do MEC, esse número saltaria para 1.615 novas vagas em cursos superiores de medicina de universidades federais.
Salomão Matos
Da redação de ac24horas com a colaboração de Itaan Arruda