O Coordenador Operacional dos Correios no Acre, Anderson de Oliveira, alerta a população acriana para que atualize junto aos remetentes o número do Código de Endereçamento Postal (CEP), que mudou recentemente e está causando transtorno a muitos usurários dos serviços prestados pelos Correios.
“A sociedade deve buscar utilizar o número atualizado do CEP, pois, é através deste que o trabalho logístico é realizado. Pela semelhança dos números, há correspondências do Acre que vão parar em Manaus (AM). Só depois de verificado o erro é que o material sai do Amazonas e retorna ao Acre, e isso gera atrasos aqui na entrega”, destaca. O CEP do Acre é representado por 69.9**.***, enquanto o de Manaus (AM) 69.0**.***.
A não atualização do código também pode gerar confusão dentro do próprio Estado, como por exemplo, caso o morador da Rua Sergipe, no Centro de Rio Branco, insista em não informar ao remetente sobre a mudança e permanece com o CEP antigo (69.900-370) a correspondência poderá parar nas unidades dos Correios no bairro Bosque – que agora utiliza esse número específico.
Segundo Oliveira, a empresa adota um sistema eletrônico de separação de correspondências através do CEP, por isso, a necessidade de reformular todos os CEPs do Estado – que antes não obedecia ao critério de continuidade das ruas. Em Rio Branco (AC), a rua número um é o Beco Estado do Acre, no Bairro Base, correspondente ao 69.900-001. No Centro, o CEP da Avenida Epaminondas Jácome só começa no número cinquenta, assim, corresponde ao 69.900-050.
Os Correios preparam peças gráficas a serem entregues aos usuários os orientado quanto à mudança no CEP. “Os carteiros entregarão os folders com as orientações devidas”, encerra o coordenador.
Edmilson Alves, Rio Branco (AC)
edmilsonacre@yahoo.com.br