PSOL entra na disputa pela prefeitura de Rio Branco

O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) decidiu lançar candidatura própria à Prefeitura de Rio Branco. Após vários debates e encontros entre os militantes da sigla, o nome escolhido foi o da professora Maria Peregrina.

Formada em filosofia, Peregrina, 51 anos, é professora há 23 anos na rede pública de ensino. Sua vida sempre foi pautada pela identificação com as causas mais nobres da sociedade, como a defesa dos direitos das mulheres, valorização da educação e atuação nos movimentos comunitário e sindical.

A pré-candidata nasceu no seringal Santa Helena, no município de Sena Madureira. Há mais de 20 anos mora no bairro Universitário, onde foi presidente da associação de moradores do local. Esteve ainda à frente de diversas greves promovidas pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (Sinteac), ao qual é ligada até hoje. Atualmente, coordena o curso de filosofia da Faculdade Sinal.

Entre as principais propostas de campanha, Peregrina defende a humanização da saúde na capital, ensino de qualidade, com respeito ao trabalhador da educação, e melhores condições de saneamento, promovendo a saúde e qualidade de vida. “Nossa capital precisa dar respostas imediatas a muitos cidadãos e cidadãs que estão desamparados”, afirmou Peregrina, que critica a falta de independência e iniciativa da Prefeitura.

Única pré-candidata mulher, Peregrina enaltece o papel da mulher na sociedade e reivindica mais espaço nos poderes. “Sou contra o machismo, contra o preconceito e acho que a mulher deve ter mais espaço para mostrar sua capacidade.”

Quanto a alianças, seguindo o rigor do estatuto e a ideologia socialista, o PSOL conversa apenas com o PMN para fechar aliança na chapa proporcional ou que este indique nome para vice. “A nossa maior aliança vai ser com o povo, com os movimentos sociais, com a sociedade”, esclarece o presidente regional, Antônio Rocha.

O partido promete apresentar cerca de 20 nomes para concorrer às vagas da Câmara de Vereadores, grupo composto de militantes e ativistas de causas diversas e justas. A convenção partidária está marcada para ocorrer entre os dias 27 e 30 deste mês.