No ano passado foram registrados 314 novos casos de Hepatite B, no Acre. Desse total, 48,15% são de pessoas na faixa etária de menores de 1 ano a 29 anos, segundo dados do Sistema de Informações de Notificações de Agravo (Sinan), que informam ainda que, 33,5% dos registros estão em Rio Branco.
A campanha para intensificar a imunização contra a Hepatite B começou no dia 16 de junho e tem seu dia D esta terça-feira (3), no centro de Rio Branco, onde foi montado um posto de vacinação, cujo público-alvo são pessoas de 0 a 29 anos de idade.
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, as doses da vacina estarão disponíveis em todas as unidades de saúde do Estado até o dia 23 de novembro, quando se encerra o prazo da campanha que prevê a aplicação de três doses da vacina. A segunda delas deve ser tomada 30 dias após a primeira. É necessário levar o cartão de vacina, mas quem não tem como provar que tomou a vacina deverá fazer novamente o esquema completo.
A transmissão do vírus da hepatite se dá de mãe para filho durante o nascimento, por via sexual, compartilhamento de seringas e agulhas, contato com ferimentos na pele e transfusão de sangue. O Acre é considerado Estado de alto índice de endemicidade para a hepatite B.
Para identificar a doença também está sendo ofertado em todo o Estado, o teste rápido. O resultado do exame é considerado 100% seguro e fica pronto em no máximo 20 minutos.
Da redação ac24horas
Com informações da Agência de Notícias do Acre