Jairo Barbosa,
jbjurua@gmail.com
Moradores do ramal da piçarreira, que liga a estrada de acesso á penal ao Calafate, realizaram um protesto na manha desta quarta feira no portão de entrada do Departamento de Estradas do Acre, o Deracre.
A manifestação, que transcorreu de forma pacífica, foi a forma encontrada pelos moradores para cobrar o governo pela demora no asfaltamento do trecho de 10 km, cujas obras foram prometidas ha quatorze anos.
“Eu moro lá ha vinte anos e várias vezes representantes do governo foram lá dizer que o ramal seria asfaltado. A gente ficou esperando, mas tudo era só promessa. Nossa paciência acabou por isso viemos aqui manifestar nossa indignação”, disse o produtor rural Adão Souza, que segurava um cartão durante a mobilização.
Ao longo do ramal moram cerca de cem famílias que precisam da garantia de tráfego no local para escoarem o que produzem. Durante o inverno, contam eles, o transito de veículos no trecho chega a parar, porque quase nenhum carro consegue vencer o atoleiro.
A gerencia de ramais do Deracre recebeu uma comissão de moradores para tratar sobre o assunto. A comunidade garantiu que fará novos protestos, caso não recebam uma garantia definitiva para o asfaltamento do ramal.