PC capacita peritos criminais para uso de Luz Forense Multiespectral

A Polícia Civil por meio do Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC) adquiriu através de um convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) a Luz Forense Multiespectral (LFM). A nova ferramenta proporciona análises precisas de vestígios em local de crime, imperceptíveis a olho nu, e, permite aos peritos observar, fotografar e coletar vestígios em diversas situações, com mais eficiência do que métodos tradicionais.

A LFM é eficaz na localização de vestígios biológicos, como sangue, esperma, urina, fluídos vaginais, material ósseo, entre outros, em locais ou objetos utilizados em crimes. Além dos dimanados, os peritos também obtêm pequenos resquícios, como cabelos, pelos, fibras, unhas, impressões papilares, etc…, os quais serão contemplados ou analisados por outros equipamentos forenses.

De acordo com o diretor do DPTC, Haley Márcio Vilas Boas, a Luz Forense Multiespectral é um dos vários equipamentos adquiridos pela Secretaria de Estado da Polícia Civil (SEPC) para fortalecer a prova pericial, no Estado. “A Polícia Civil nos anos de 2012 e 2013 realizou a aquisição de MEV (microscópio eletrônico de varredura), Scanner 3D, Espectrofotômetro, Raio X digital, Processadora automatizada de filmes, Documentoscópio, Identificador de Chassi veicular, Celebrite (análise de dados em celular), Termografia em Infravermelho, viaturas especiais de atendimento a diversos locais. Os investimentos contemplam a capital e o interior.

“Sempre primamos por um trabalho eficaz e de qualidade. Com a aquisição desta unidade de Luz Forense Multiespectral, avançaremos ainda mais nos levantamentos periciais em locais de crime. Nossa meta é a de adquirir outras unidades para Cruzeiro do Sul, Sena Madureira e Brasiléia”, disse Heley.

O equipamento portátil é formado de uma poderosa lâmpada e filtros que são capazes de selecionar bandas da luz, que são caracterizadas por cores individuais. Essas cores aplicadas nos vestígios melhoram a visualização através de técnicas de interação da luz que fazem o vestígio brilhar como fluorescente.