Luciano Tavares, da redação de ac24horas
lucianotavares@ac24horas.com
O candidato a prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre (PT), foi o sabatinado de Alan Rick e dos internautas, no programa Gazeta Entrevista, desta terça-feira, na série de entrevistas com os prefeituráveis da capital.
O petista começou afirmando que em seu governo, caso seja eleito prefeito de Rio Branco, três áreas terão uma atenção especial: educação, mobilidade urbana e questão fundiária.
Na educação, o candidato quer construir 20 creches e ampliar o ensino integral nas escolas. “Esse trabalho com as creches será em parceria com a comunidade, com as igrejas, que lidam com a essa questão social”, explica o candidato.
Para melhorar a mobilidade do transporte coletivo de Rio Branco, Marcus Alexandre pretende construir mais cinco terminais de ônibus: na nova rodoviária, na Ceasa, no São Francisco, no Adalberto Sena e na Ufac.
Ao falar ainda sobre o assunto transporte, o petista anunciou que vai abaixar o valor da passagem de ônibus para os estudantes para R$ 1,00. Atualmente eles pagam R$ 1,20, que é a metade do preço da tarifa cobrada pelas empresas.
De acordo com Marcus Alexandre a redução será possível porque “a prefeitura de Rio Branco irá subsidiar o desconto a partir da renúncia de tributos municipais como o Imposto Sobre Serviços (ISS), que atualmente incidem sobre o valor global da passagem. A redução vai beneficiar 50 mil estudantes”, lembra ele.
Para a melhoria viária da cidade, o candidato propõe a duplicação de ruas e avenidas como a Jarbas Passarinho, as estradas da Floresta e da Sobral e a conclusão do sistema binário da Isaura Parente com a Avenida Nações Unidas.
Marcus Alexandre prometeu executar um programa de regularização fundiária em parceria com o Incra e o Iteracre. “70% da cidade vive esse problema, vamos fazer o que for possível”, diz.
O candidato disse ainda que se for eleito vai desativar o Calçadão da Benjamin Constant e reabri-lo como rua. A ideia é realocar os comerciantes que hoje ocupam o local, no shopping popular, outro projeto do petista, caso se torne prefeito.
Sobre o setor do saneamento, Marcus Alexandre afirmou que vai trabalhar em parceria com o estado através do PAC Saneamento. Ao ser perguntado se não se incomoda com a reversão do Saerb, o petista disse que é a favor de que o estado assuma o controle do setor ao justificar que o estado dispõe de um volume de recursos maior para a área do saneamento.
A candidata Antônia Lúcia (PSC) é a entrevistada desta quarta-feira. O Gazeta Entrevista vai ao ar pela TV Gazeta, Rede Record, às 21H30.