Irmão de paciente diz que secretária de Sebastião só tomou providências do caso após denúncia de ac24horas

Diante da reportagem de ac24horas nesta quarta-feira (04), na qual os familiares da paciente Rosa dos Santos, denunciam que ela agoniza no leito 128 do Hospital das Clínicas a espera de uma Válvula de Codman, a  secretária de saúde Suely Melo emitiu nota de esclarecimento tentando desmentir os fatos e ainda querendo desqualificar a denúncia, ao dizer que se tratar de perseguição política ao governo do médico Sebastião Viana.

Diz a nota da sesacre, que a secretaria sempre deu total assistência a Rosa Santos, fato desmentido pelo irmão de Rosa Santos, como pode ser visto no vídeo gravado na tarde desta quarta-feira, 03, pela reportagem.

No início da tarde a assessoria de Suely Melo informou que a válvula Codman solicitada pelo médico para a paciente Rosa dos Santos chegou no HC.

Leia a íntegra da nota emitida pela secretária Suely Melo.

Nota de esclarecimento

A respeito de matéria publicada neste site, esclarecemos que a paciente Rosa dos Santos já nasceu com hidrocefalia e desde criança já deveria estar sendo tratada, mas a partir do momento em que a família dela procurou o Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb) ela foi prontamente atendida e em seguida encaminhada para o Hospital das Clínicas (HC).

No HC ela realizou seis procedimentos cirúrgicos para colocação e troca de válvulas que drenam a água acumulada no cérebro, mas como nenhuma surtiu o resultado esperado, um dos médicos que a atendeu indicou no dia 28 de setembro (conforme documento em anexo), ou seja, na última sexta-feira, uma válvula de pressão Codman, da marca Johnson & Johnson.

A válvula solicitada, não faz parte do padrão de nossa rede, tendo sido providenciada imediatamente a sua aquisição em São Paulo, cuja entrega está prevista para esta quinta-feira (4). Entretanto, hoje, quarta-feira, a paciente foi reavaliada pelo médico neurocirurgião Cláudio Cruz que emitiu parecer (em anexo) informando que em razão da melhora da paciente, o uso da válvula está contra indicada no momento.

Esclarecemos ainda que o próprio João dos Santos, irmão da paciente, veio até esta Secretaria afirmar que jamais procurou este órgão anteriormente como dito na reportagem e que todas as vezes que procurou a direção do Hospital das Clínicas foi bem recebido. Por fim, afirmou que nunca teve a intenção de fazer do caso de sua irmã um caso político, que essa é uma iniciativa e responsabilidade única e exclusiva deste site.

Entendemos que em época de campanha política, as pessoas mal intencionadas irão despender todos os esforços para desqualificar o nosso trabalho, mas não podemos admitir mais uma vez a mentira como tentativa de manchar a imagem do Governo e do trabalho que vem realizando na saúde do Acre.

Secretaria de Estado de Saúde

Irmão teme pela vida de Rosa

Mas os argumentos da secretária Suely Melo não convencem. Conta o irmão da paciente, João dos Santos Lima, que após a denúncia ser publicada, “os médicos [que cuidam do caso – dr. Cláudio Cruz e Dr. Ivan ] revoltados, chegaram a dizer que ele não deveria ter feito nenhuma denúncia à imprensa e que “nem se o Papa rezar uma missa sua irmã passará por qualquer procedimento cirúrgico. Nem mesmo se a válvula de codman tivesse nas minhas mão”. O mais grave agora é que João desconfia que por ter feito a denúncia eles pretendem assassinar sua irmã Rosa que além de estar entre a vida e a morte, sempre foi portadora de necessidades especiais. Confira o vídeo em que João faz o seu desabafo.

Texto de Salomão Matos – salomao.matos@gmail.com
Vídeo de Willamis França – cqcacre78@gmail.com

Você já leu a nota de esclarecimento e agora veja vídeo e tire suas conclusões.

 

Compartilhar