Provas fortes

O candidato a prefeito de Sena Madureira, Mano Rufino (PR), com o registro da candidatura cassado, se mantém na disputa com uma Liminar, se ganhar a eleição corre o sério risco de não assumir. As provas de abuso econômico contra ele, contam advogados, são robustas.

Churrasco por votos
Rufino não entendeu que, vivemos outros tempos. Há fotos do evento, depoimentos de moradores, de que ele deu um churrasco no seringal Recife e em troca pediu votos.

Inferno astral
O candidato a prefeito de Cruzeiro do Sul, Henrique Afonso (PV), está num inferno astral. Mal situado na disputa da prefeitura, e para piorar, teve pedida a cassação de sua candidatura. 

Pai fictício
O MPE entendeu que Henrique usou obra pública para se promover, ao se dizer pai do “Ruas do Povo”, e com o qual não tem participação alguma, durante o horário eleitoral.

Grana no cofre
O próximo prefeito de Cruzeiro do Sul não vai estar na pindaíba. A Petrobrás vai investir em prospecção 130 milhões de reais na região em 2013, que renderá gordo ISS ao cofre municipal.

No ápice
A candidata a prefeita do Bujari, professora Zilmar (PP), por quem ninguém dava nada no início da campanha, chegou na reta final no ápice e com real chance dela se eleger.

Tião convicto
Com os últimos números o governador Tião Viana está convicto que Marcus Alexandre (PT) vencerá a eleição de hoje no primeiro turno. No PT é só euforia com as pesquisas.

Mesmo euforia
A mesma euforia de ganhar no primeiro turno tem o comando de campanha de Tião Bocalon (PSDB), mas em cima do achismo. Há muito tempo ele não lidera as pesquisas.

Nas mãos dos fracos
Haver ou não segundo turno está vinculado às votações que obtiverem os candidatos sem chance, Fernando Melo (PMDB), Antonia Lúcia (PSC), Leôncio Castro (PMN) e Pegrina (PSOL).

Não há como
Se juntos somarem 20% dos votos não há como não ter segundo turno, pois, a tendência é dos favoritos, Marcus Alexandre (PT) e Tião Bocalon (PSDB) não se descolarem muito.

Franco favorito
Em Cruzeiro do Sul todos os caminhos indicam que o prefeito Vagner Sales (PMDB) é o franco favorito a se reeleger bem. Só uma zebra gigante lhe tirará a vitória hoje.

Campanha profissional
Vagner fez uma campanha organizada, mapeada, estruturada, coisa de profissional.

Mapa do PMDB
O deputado federal Flaviano Melo (PMDB) crê que o seu partido fará os prefeitos de Porto Valter, Mâncio Lima, Brasiléia e Cruzeiro do Sul, e disputa bem em Sena Madureira.

Mais cresceu
A candidatura a prefeito de Mazinho Serafim (PMDB) foi a que mais cresceu em Sena Madureira, na reta de chegada. Sena terá uma das eleições das mais disputadas do Acre.

Campanha redonda
Quem fez uma campanha redonda em Xapuri foi o candidato Wagner Menezes (PSB), apoiado pelo deputado Manoel Moraes (PSB) e ameaça o favorito Marcinho (PSDB).

Fla x Flu
Em Tarauacá é um FlaxFlu a disputa entre a prefeita Marilete Vitorino (PSD) e Rodrigo Damasceno (PT), com um resultado imprevisível, não há favorito nessa briga.

Vantagem do poder
Em Senador Guiomard, mesmo o prefeito James Gomes (PSDB) chegando embolado com os demais candidatos. Ele leva a vantagem de ter a máquina municipal nas mãos.

Nada mortos
Mas os candidatos Solange Pascoal (PMN) e Andre Maia (PT) não estão mortos.

Depende do derrame
Em Brasiléia, o ex-prefeito Aldemir Lopes condiciona a vitória do seu candidato a prefeito Everaldo (PMDB) ao dia de hoje. “Se o PT não derramar dinheiro nos ganharemos”, diz.

Pequena vantagem
Em Epitaciolândia o candidato a prefeito André Hassem (PSDB) chega na eleição de logo mais com uma pequena vantagem. A disputa no município se decidirá na zona rural.

Independente de tudo
Independente de tudo o que vai acontecer na eleição de hoje, o governador Tião Viana conseguiu o que poucos acreditavam, colocar Marcus Alexandre (PT) na disputa.

Quase impossível
Conseguiu o quase impossível, inflar a candidatura de um novato  sem carisma, o que não é para qualquer um.

Jogo das pesquisas
A eleição de hoje vai definir também a credibilidade das pesquisas de opinião pública, com os resultados os mais disparatados possíveis e com os dois candidatos a prefeito mais bem posicionados, Marcus Alexandre (PT) e Tião Bocalon (PSDB), crendo que ganham no primeiro turno. Não adianta mais discutir sobre pesquisas. As urnas decidirão logo mais. E podem confirmar ou desmoralizar as pesquisas de fama nacional, como o IBOPE.

Por Luis Carlos Moreira Jorge

Compartilhar