O ministro Gilberto Carvalho, secretário geral da Presidência da República, se comprometeu a fazer um esforço junto à presidenta Dilma Roussef para que ela envie ao congresso uma Medida Provisória para equiparar o salário dos Soldados da Borracha aos dos subtenentes do exército brasileiro.
A declaração foi feita na reunião com os hansenianos e soldados da borracha, ocorrida nesta quarta-feira (24), no auditório da Biblioteca Pública. A reunião conseguida pela deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB), contou com a presença do governador Tião Viana e do secretário estadual de Direitos Humanos, Nilson Mourão.
“Estou convencido que o meio de resolver esta situação é convencer a presidenta Dilma a enviar uma Medida Provisória, porque se depender do congresso, não vamos conseguir a tempo de aprovar enquanto eles estiverem vivos. Preciso fazer isso também porque a Perpétua e a Vanessa (Grazziotin, senadora PCdoB-AM), não me deixam em paz. Não podem me ver que já cobram a PEC dos Soldados da Borracha”, disse o ministro.
A Proposta de Emenda Constitucional que equipara os salários dos Soldados da Borracha aos do exército brasileiro tramita no congresso há uma década. Se uma MP for enviada, o prazo para a votação é de 90 dias.
“Fico aliviada e muito esperançosa com a declaração do ministro. Parece que finalmente essas pessoas como o meu pai que tem 90 anos de idade, vão ter seu direito garantido. A justiça tarda mas não falha”!, disse a deputada Perpétua Almeida.