O deputado federal Gladson Cameli (PP-AC) disse hoje em Brasília que, passada a batalha das eleições, a Câmara dos Deputados tem que acelerar o ritmo dos trabalhos para que diversos assuntos sejam votados até o final do ano. Gladson disse que o consenso de trabalho está muito bom e todos os partidos estão empenhados na aprovação de várias matérias importantes para o País.
Entre os inúmeros projetos que estão em pauta, Gladson ressaltou o chamado Fator previdenciário, que modifica regras para a aposentadoria. Ainda entre os aproximadamente 30 ou 40 projetos que o Presidente da Câmara, Marco Maia quer ver votados ainda este ano, estão os novos códigos da Aeronáutica (PL 6716/09) e de Processo Civil (PL 8046/10), e o novo marco civil da internet (PL 2126/11).
Cameli espera que, com a aceleração dos trabalhos a pauta seja limpa até o início do recesso, pois, nas 8 semanas restantes de trabalho na Casa, muito poderá ser acordado e votado. Um dos pontos da pauta, considerado como de extrema importância para ser votado ainda esse ano, segundo Cameli, é a votação da Proposta de Emenda à Constituição 544/02, que cria quatro novos tribunais regionais federais. “Considero de máxima importância esse projeto, pois vai reorganizar a Justiça Federal que está sobrecarregada e sem condições de oferecer a agilidade que a população merece – disse o parlamentar”. A criação dos tribunais será benéfica, especialmente para as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste.
David Casseb, de Brasília