Brasília – O senador Sérgio Petecão (PSD) quer aproveitar o período em que estará na cidade de Nova Iorque – onde participará das reuniões da 67ª Assembleia Geral das Nações Unidas, a convite do presidente José Sarney – para conhecer as ações de prevenção e socorro dos americanos em situações de calamidade pública. Sérgio Petecão vai desembarca nos Estados Unidos nesta quinta-feira, 01/11, no momento em que Nova Iorque tenta retomar sua rotina em meio à destruição causada pelo furação Sandy.
O senador Petecão pretende caminhar por ruas e bairros afetados pelo furação com o objetivo de conferir as ações que estão sendo tomadas pelas autoridades para sanar os danos causados na última segunda-feira, 29.
Segundo o senador, uma cidade do porte de Nova Iorque, deve servir de modelo no enfrentamento de calamidades que podem afetar qualquer lugar do mundo.
Petecão disse que é necessário tirar lições e experiências com países que possuem métodos avançados de prevenção de calamidades e lembra: “o Acre, assim como outros estados brasileiros, sofre constantemente com desastres naturais. Muitos acreanos foram assolados com a última alagação em razão das enchentes dos rios. Precisamos aprender e criar meios de prevenções para evitar perdas com as catástrofes”, destacou.
Assembleia das Nações Unidas
Na 67ª Sessão na Assembleia Geral das Nações Unidas, Sérgio Petecão pretende focar atenção á questão da segurança e direitos humanos, que são assuntos mais próximos da população, uma vez que englobam prevenção de crimes, avanços da mulher, migração, direitos dos povos indígenas e discriminação racial.
“São temas essenciais para o ao Brasil e especialmente ao Acre, que deve trazer maior proveito em termos de nossas comunidades”, destaca.
Fabrício Fernandes, de Brasília