O governo do Estado, por meio do Acre Solidário, será parceiro do Ministério Público do Acre (MPE-AC) no Encontro Trifronteiriço de Adoção-Brasil/Peru/Bolívia (I ETA), que acontece entre 19 e 21 deste mês, no Teatro Plácido de Castro.
A promotora Kátia Rejane de Araújo participou na manhã desta quinta-feira, 1°, de uma reunião com o governador Tião Viana para acertar os últimos detalhes da parceria entre governo e MPE. O encontro vai debater os avanços e limitações das leis ligadas à adoção no Brasil, Bolívia e Peru, e ainda a integração de ações estratégicas que fortaleçam o apoio a adoções nos países vizinhos. Além disso, o Acre também será sede do VII Encontro Norte-Nordeste de Apoio à Adoção (Enoapa).
Durante o ETA, o Sebrae, em parceria com a Secretaria de Estado de Pequenos Negócios (SEPN), ministrou um curso de capacitação para 30 famílias carentes. Os organizadores do evento explicam que essa capacitação foi planejada porque foi detectado que a maior parte dos pais que entregam seus filhos para adoção tomam essa atitude por enfrentar problemas financeiros e não por ausência de amor pelo filho.
Por isso, a proposta do Ministério Público do Acre é de que o ETA seja uma oportunidade para todos da sociedade conhecerem e debaterem a adoção de menores e buscar caminhos para que as adoções avancem nos países da tríplice fronteira.
Nayanne Santana, da Agencia de Notícias do Acre