Campanha será lançada nesta terça em Rio Branco

Evitar mortes decorrentes de ações impensadas ou motivos fúteis. Com esse objetivo, o Ministério Público do Estado do Acre (MP/AC) lança amanhã (13) a campanha nacional ‘Conte até 10’, em Rio Branco. O desafio é combater a impunidade e atuar na prevenção e conscientização da sociedade, evitando ações que intentem contra a vida. O evento acontece na Escola José Ribamar Batista, no bairro Aeroporto Velho, a partir das 14h.

Despontando como uma campanha pela valorização da vida, as ações desenvolvidas pretendem alcançar a sociedade em geral, mas principalmente os jovens que, segundo dados do Ministério da Justiça, são os principais autores e vítimas da maior parte dos homicídios no país. “Pretendemos mobilizar a sociedade para comportamentos tolerantes diante de situações propensas a conflito, como discussões em bares, no trânsito, no ambiente doméstico, nas escolas, entre vizinhos etc.”, destaca o procurador Carlos Maia.

Para divulgação nacional, lutadores de UFC e judô de renome no cenário brasileiro (Júnior Cigano, Anderson Silva, Leandro Guilheiro e Sarah Menezes) estrelaram a campanha. No Acre, a divulgação fica por conta do mestre em judô Marcus Augusto Albuquerque, ex-preparador da seleção brasileira de judô em duas olimpíadas e onze campeonatos mundiais na modalidade.

Vídeos, jungles, banners e uma cartilha elaborada em parceria com o Ministério da Educação para orientar professores sobre como tratar o tema em sala de aula serão as ferramentas utilizadas pelo Ministério Público para conscientização da sociedade.

Segundo dados divulgados pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), no Acre, a proporção de mortes incluídas na macrocategoria ‘impulso + motivo fútil’ foi de 100% em 2011 e 2012.

No estado, a campanha está sob a coordenação da procuradora-geral de Justiça, Patrícia Rêgo. Já a execução, será realizada pelo gestor estadual da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp), promotor de Justiça Rodrigo Curti; juntamente com membros da Comissão Permanente da Infância e da Juventude (Copeij) e da Comissão Permanente de Educação (Copeduc), procurador Carlos Maia e promotor Ricardo Coelho, respectivamente. Visitas às escolas públicas acreanas serão realizadas pelos membros do MP/AC para garantir o êxito das ações propostas.

A Campanha nacional ‘Conte até 10’ é fruto de uma parceria entre CNMP, Enasp, o Ministério da Justiça (MJ) e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). No Acre, a parceria fica por conta do MP/AC com a Polícia Militar, Assessoria Especial da Juventude, Secretaria de Segurança Pública, Secretaria de Estado de Educação, Secretaria de Esportes, Secretaria de Desenvolvimento Social e Rotary Club.

 

 

Compartilhar