O Lar Novo Hamburgo, criado pela Igreja Católica em Tarauacá há 25 anos para abrigar pessoas idosas pode fechar a qualquer momento. A instituição possui oito cômodos. Atualmente, todos estão ocupados.
Atualmente, o abrigo é gerenciado pela congregação das Irmãs de Nossa Senhora, sob a coordenação da Irmã Luisa, que recebe ajuda de mais duas freiras e conta com apenas 3 servidores. Com uma arrecadação pequena, é praticamente impossível contar com profissionais como psicólogo, assistente social, enfermeiros e nutricionistas, além de manter uma infraestrutura que atenda minimamente a legislação.
As freiras anunciaram que não vão mais gerenciar o asilo e já estão de malas prontas para voltar ao Rio Grande do Sul. A Irmã Luisa disse que lamenta muito essa situação e espera das autoridades uma ação rápida para não deixar fechar o asilo.
O asilo recebeu a visita do secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Antônio Torres, que prometeu interceder para que o espaço não seja fechado. Até agora, nada de concreto aconteceu.
Com informações de Tarauacá Agora