Jairo Carioca – da redação de ac24horas
A vereadora eleita Eliane Sinhasique percorreu os gabinetes dos deputados federais em Brasília, pedindo a bancada para fazer pressão e impedir que no próximo dia 30 de novembro, a Aneel conceda aumento nas tarifas de energia no Acre. Dia 30 a Aneel autoriza ou não os reajustes para os estados do Acre, Rondônia e Amapá.
Ainda segundo a peemedebista, o pedido de reajuste da energia no Acre foi confirmado pelo representante da Distribuidora Eletrobras, Celso Mateus. “Eles estão elaborando o pedido que será protocolado semana que vem”, disse Eliane.
De todos os deputados contactados, segundo Eliane, somente o deputado federal Thaumaturgo Lima (PT) não respondeu positivamente sobre essa reivindicação. O deputado Marcio Bittar enviou ofício ao Ministro de Minas e Energia, Mario Lobão e ao diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel, Neuson Hubnet.
No texto, o tucano esclarece que o governo do Acre cobra alíquotas diferenciadas de ICMS que variam entre 12, 17 e 25%. “O que torna a energia do Estado uma das mais caras do Brasil”, argumenta Marcio Bittar.
Diz ainda, que a concessão de aumento de tarifa pleiteada pela empresa anularia o programa da presidente Dilma Rousseff de redução da tarifa de energia elétrica, “a aplicação da redução em 2013 fará com que o valor cobrado pela companhia, o mesmo patamar de 2012, em um flagrante burla ao objetivo do governo federal”, acrescenta Marcio.