Elefante branco: prédio da nova biblioteca de Cruzeiro do Sul foi concluído a meses, mas governo não paga e empresa não entrega a obra

Jairo Barbosa – jbjurua@gmail.com
De Cruzeiro do Sul
Foto: Chico Rocha

Com quatro andares, elevador, rampa eletrônica para cadeirantes e um espaço elevado para exposição, o prédio onde já deveria está funcionando a nova biblioteca de Cruzeiro do Sul é imponente. A parte da frente é toda de vidro, do térreo a cobertura, e ocupa uma esquina inteira da Rua Mario Lobão, no centro da cidade.

Lá dentro, lonas cobrem o chão e fitas isolam várias salas no saguão de entrada. Os elevadores estão desligados, e por enquanto o acesso aos piso superiores é feito pelas escadas. A obra está pronta, e já faz três meses que foi concluída.

Pronto para entrar em funcionamento, o novo espaço ainda não está á disposição da comunidade por o governo, por meio da Fundação Elias Mansou, ainda não recebeu a obra. Não recebeu porque a empresa que construiu o prédio ainda aguarda a liberação do restante do valor referente ao contrato.

O prédio foi orçado e R$ 4.912 mil. Operários da empresa que estavam na frente do prédio na manha desta segunda feira (19/11), quando a reportagem do Ac24horas esteve no local, não souberam informar os valores, mas garantiram que o governo ainda não concluiu o pagamento pelo trabalho executado.

Em Rio Branco, a coordenadora do Departamento Estadual de Livro e Leitura, Helena Caloni, disse que ainda essa semana, uma equipe da Secretaria de Obras  e da Fundação Elias Mansour, virão até a Cruzeiro do Sul para realizar uma vistoria e receber a obra. Disse ainda que o processo de compra do acervo e dos móveis, que está sob a responsabilidade da Secretaria de Educação, foi um dos fatores responsáveis pela demora na inauguração da nova biblioteca.

“Na semana passada a SEOP nos comunicou que a obra estava concluída, e iremos a Cruzeiro do Sul realizar uma vistoria. Enquanto isso, a secretaria de Educação cuida da licitação para a compra dos equipamentos, mas tudo está dentro do previsto”, disse ela.

Enquanto o novo prédio não é entregue, a biblioteca pública em Cruzeiro do Sul continua funcionando no acanhado prédio da Avenida Rodrigues Alves, também no centro da cidade.

 

Compartilhar