Xapuri vive dia agitado com a festa de São Sebastião; romeiros navegam até três dias pelo rio Acre para pagar promessa ao santo

Luciano Tavares, de Xapuri – AC
lucianotavares@ac24horas.com

O município de Xapuri vive neste domingo seu dia mais agitado do ano. É o dia de São Sebastião, o padroeiro da cidade.

A festa do santo atrai para o município milhares de pessoas. Gente devota que chega para pagar promessa ao santo, familiares de religiosos, políticos que aproveitam a presença da massa, curiosos e comerciantes.

A Rua Doutor Batista de Morais, que dá acesso à Igreja de São Sebastião, por exemplo, virou um centro comercial ao livre.

No local, onde estão instaladas dezenas de barracas, são vendidos produtos como confecções, calçados, eletro-eletrônico e chás medicinais.

Quem também lucra são os donos de bares e pensão. Já a Praça de São Sebastião, que fica na beira do rio Acre serve como porto para quem chega de barco.

Há romeiros que navegam dias para chegar até a cidade e pagar promessa ao santo.

É o caso da produtora rural Luzinete Brasil Pereira, moradora no seringal Capatará, que há cinco anos paga promessa ao santo padroeiro de Xapuri.

Ela percorreu o rio Acre durante um dia e meio com sua família, num batelão, para dar graças ao santo.

Há cinco anos, quando estava grávida de sua filha Natália,  Luzinete teve sérios problemas durante a gravidez, e prometeu a São Sebastião que se ela nascesse com saúde todos os anos participaria da procissão.

Sua filha nasceu sadia e hoje tem cinco anos de idade. “Cri e pela fé em São Sebastião essa benção foi alcançada”, diz Luzinete com a filha no colo.

xapuri_in1

A missa em homenagem ao santo deve começar às 15h, na igreja católica. Já a procissão deve ter inicio logo após a celebração no templo, por volta das 17h.

 

 

 

Compartilhar