Acreano investe mais de R$ 6 milhões em plantação de açaí

O conselheiro do Tribunal de Contas, José Augusto Araújo de Faria, sempre foi um entusiasta da pecuária e da piscicultura acreana, mas há 10 meses resolveu diversificar sua produção e plantou cerca de 400 mil pés de açaí, em uma área de 200 hectares de terra.

A plantação é de encher os olhos, mudas ainda pequenas da palmeira já começa a mudar a paisagem da fazenda. O que antes era apenas pasto para o rebanho de ganho, agora se transforma em uma verdadeira “fazenda de açaí”.

O plantio foi feito através de um sistema de irrigação, técnica nova no estado, mas bastante utilizada em outras regiões. A estimativa é que daqui a dois anos já inicie a colheita, onde serão produzidas mais de 27 mil toneladas de polpa de açaí.

O projeto foi desenvolvido pelo engenheiro civil, Beto Murad, que garante que o produto já tem venda garantido. “Tudo isso será exportado para os Estados Unidos, Europa, Ásia. Açaí é assim: se você tem, você vende”, garantiu.

zé_cácai_1

Para fazer o trabalho braçal foi contratada uma ONG, que trabalha na recuperação dos dependentes químicos, atualmente cerca de 40 deles trabalham diretamente no local. O secretário Edvaldo Magalhães esteve na quarta-feira, 30, visitando a área e vendo de perto o trabalho.

“A ousadia deste empreendimento se relaciona com o bom momento que vive o Acre: Empreendedorismo, segurança jurídica e apoio político pro Acre produzir e industrializar”, comentou Magalhães.

Jaqueline Teles, da assessoria da Sedens