Jairo Carioca – da redação de ac24horas
jscarioca@gmail.com
Rio Branco – Acre
O aumento de 5,3% nas vendas dos supermercados anunciado pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), não é comemorado no Acre. O empresário Aden Araújo que lidera uma das maiores redes na capital, disse a reportagem hoje pela manhã, que o crescimento foi abaixo da média nacional.
“Nas nossas lojas praticamente aconteceu um empate técnico se relacionarmos com as vendas no ano anterior”, disse Aden.
Aden acredita que com a entrada de novos concorrentes no mercado aconteceu uma divisão nas vendas de produtos. Gerentes de outras empresas não foram autorizados a falar sobre o assunto.
De acordo com o Índice Nacional de Vendas, divulgado ontem (30) pela ABRAS, as vendas cresceram 5,3% na comparação com o acumulado do ano anterior. Em dezembro, a alta foi 5,37%, contra o mesmo mês de 2011, e 28,71% na comparação com novembro de 2012.
As perspectivas de alta de 3,5% nas vendas este ano foram confirmadas pelo empresário Aden Araújo. “Esse ano as vendas em janeiro aumentaram consideravelmente”, acrescentou.
A expectativa é que a alta no consumo se mantenha nos próximos meses. Os empresários estão de olho na indicação de manutenção da taxa de desemprego baixa e no aumento dos ganhos reais apontados pela economia.