Jairo Carioca – da redação de ac24horas
jscarioca@gmail.com
Rio Branco – Acre.
Em comemoração ao dia de Iemanjá centenas de pessoas se reuniram na noite deste sábado (2), na margem do Rio Acre próximo do Novo Mercado Velho, para dar oferendas e fazer agradecimentos à Rainha do Mar. Vestidos de branco, o movimento chamou atenção de quem passava no centro da cidade.
A “filha das águas”, como é conhecida na Umbanda e no Candomblé, é cultuada por fiéis em todos os cantos do país. O filho de santo da Mãe Claudia, Marcos dos Santos, é espirita há oito anos, ele disse que a tradição tem se ampliado em Rio Branco.
“Todos os anos estamos aqui neste local fazendo as nossas oferendas. Essa tradição tem se ampliado, hoje temos mais de dez centros espíritas reunidos em nome de Iemanjá”, disse Marcos.
Tradicionalmente, em seu dia, barquinhos com flores, espelhos, pentes e muitos outros utensílios de beleza são colocados na água do mar para agradar a entidade, que tem a vaidade como parte de sua personalidade.
Segundo a cultura religiosa da umbanda acredita-se que os filhos de Iemanjá ou pessoas que, espiritualmente, sentem-se atraídos por ela são na maioria das vezes serenos, sinceros, ingênuos, mas quando contrariados mostram-se agressivos. E as mulheres costumam ter dificuldades em engravidar.