Vereadores de situação e oposição estudam RBPrev

Uma comissão composta por nove vereadores participou, na tarde desta terça-feira (05), na sede da Escola Municipal de Governo, de uma reunião sobre a criação do Instituto Rio Branco Previdência – RBPREV. Estiveram presentes, além dos vereadores, diversos sindicalistas representantes dos funcionários municipais e gestores da prefeitura.

Durante a reunião, o presidente do RBPREV, Marcio Oliveira, apresentou as reformulações pela qual passa o Fundo Previdenciário e as aplicações financeiras a serem feitas com o dinheiro recolhido dos funcionários municipais. “A previdência do município deixará de ser um departamento para virar uma autarquia. E é assim que poderá gerenciar os fundos de pensão de forma autônoma”, explicou o presidente.

A criação deste novo regime de previdência é complexa e precisa passar por uma ampla discussão. O líder do prefeito, vereador Gabriel Forneck (PT), adverte sobre a necessidade de se fazer um grande levantamento de informações, para que não haja prejuízo a nenhum funcionário. “Precisamos tomar todo o cuidado para não existir qualquer ausência de dados sobre o histórico de cada servidor. Não podemos causar perdas para quem trabalhou a vida toda e quer um merecido reconhecimento quando se aposentar”, concluiu Forneck.

Para os representantes do funcionalismo, o mais importante em todo este processo é que o modelo de previdência, implantado, seja sustentável e que garanta ao trabalhador municipal todo o amparo necessário. “O que interessa, para o servidor/contribuinte, é que na hora em que ele for se aposentar, o seu ganho, o seu benefício, possa garantir uma vida confortável”, lembrou o sindicalista Adônidas Júnior.

A presença dos vereadores na reunião acontece no mesmo momento em que a Câmara de Rio Branco discute a Lei que cria o Instituto de previdência municipal. Segundo o vereador Professor Roger, o convite aos parlamentares serviu para esclarecer a importância da aprovação da referida Lei. “Eu saio daqui com a certeza de que é inconcebível não existir este Instituto. Com os detalhes discutidos aqui, todos nós vereadores estamos convictos de que devemos aprovar a criação do RBPREV”, completou.

Também participaram do encontro, os vereadores Clézio Moreira e Rabelo Góes (PSDB), Roselane Jardim e Raimundo Vaz (PRP), Rose Costa (PT), Eliane Sinhasique (PMDB) e Artêmio Costa (PSDC).

Compartilhar