Luciano Tavares – da redação de ac24horas
lucianotavares@ac24horas.com
A renúncia do Papa Bento XVI pegou de surpresa os católicos do Acre.
Durante o encerramento, nesta terça-feira, 12, do XX Congresso Rios de Água Viva, realizado no Ginásio do Sesi, em Rio Branco, o Bispo Dom Joaquim Pertinez, líder da igreja católica no Acre, falou pela primeira vez sobre a renúncia de Joseph Ratzinger.
“Com certeza vocês devem estar chocados com a notícia da renúncia do nosso Papa Bento XVI. Ficamos todos tristes sentidos com o a notícia. Mas ao mesmo tempo sentimos a coerência e a humildade do Papa nessa renúncia. Agora é só rezar e confiar no Espírito que mostre uma pessoa para conduzir o rebanho, que com certeza será a pessoa certa no tempo certo. Como também foi os oito anos em que o nosso Papa passou nesse ministério petrino”, disse Dom Joaquim.
Após lamentar a decisão, Dom Joaquim leu aos fieis presentes ao Ginásio as primeiras palavras proferias em latim por Bento XVI durante um encontro de cardeais no Vaticano, nesta segunda-feira, na qual o líder informa a renúncia. “Por essa razão, e bem consciente da seriedade desse ato, com total liberdade declaro que renuncio ao ministério como Bispo de Roma, sucessor de São Pedro”.
Dom Joaquim foi o ministrante oficial para os jovens católicos no encerramento do XX Congresso Rios de Água Viva, nesta terça-feira.
Ele pregou sob o tema Fraternidade e Juventude, baseado no livro do Profeta Isaias (capítulo 6 versículo 8), que diz: “Eis-me aqui, envia-me a mim”. O texto sagrado revela o momento em que o profeta messiânico recebe o chamado divino.
“Juventude é como esperança e presente da sociedade deste mundo midiático em que estamos. E a contribuição do jovem é importante para que tenhamos um mundo melhor para todos”, citou Dom Joaquim.
Joseph Ratzinger se despede do papado em 28 de fevereiro. O Vaticano informou através da imprensa internacional que o novo Papa deve ser conhecido até a Páscoa.