Queda de meteorito deixa mais de mil feridos na Rússia

A queda de um meteorito na região de Tcheliabinsk, na Rússia nesta sexta-feira (15), causou pânico e deixou mais de mil pessoas feridas, 200 são crianças, de acordo com divulgação do governo Russo.

Segundo a publicação da Folha de São Paulo Online, desta sexta-feira o fenômeno causou a queda de bolas de fogo em direção à Terra, provocando tremores e deixando estragos. A maioria das vítimas sofreu cortes por causa de vidro estilhaçado pelas explosões na hora da entrada do meteoro na atmosfera.

A maior parte dos feridos é de Chelyabinsk, a cerca de 1.500 km a leste de Moscou, região com forte presença de indústria bélica, inclusive com produção de armas nucleares. Não há indicação de dano que tenha causado vazamento de radiação, segundo fontes do governo.

O meteorito provocou um rastro branco que pôde ser visto em um raio de 200 km, incluindo a cidade de Iekaterimburgo. Segundo autoridades russas, a cidade mais afetada foi Tchielabinsk, onde moradores ouviram um barulho similar ao de uma explosão. Logo após o barulho, moradores viram uma luz forte seguida de tremores.

Moradores da região ficaram em pânico com o som e a claridade ocasionados pela queda do meteorito. Além dos vidros quebrados, alarmes de carros foram disparados e o serviço de telefonia celular ficou fora do ar. O teto de folhas de zinco de uma fábrica de 6000 m² caiu.

Em sua conta no microblog Twitter, a agência espacial europeia descartou até o momento qualquer relação do incidente com a passagem de um asteroide de 45 metros pela Terra nesta sexta.

Fonte: Folha de São Paulo online, de 15/2/2013.

Compartilhar