Vereadores de Rio Branco se reúnem com alta cúpula da PM para cobrar policiamento mais efetivo nos bairros da capital

Vereadores de Rio Branco estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira (20) com a alta cúpula da Polícia Militar para debater questões de segurança pública e os índices alarmantes de violência nos bairros da capital

Catorze dos dezessete parlamentares municipais integram a comitiva que por quase duas horas debateram sobre a falta de segurança que permeia os bairros de Rio Branco, principalmente os mais afastado do centro.

A proposta de reunir com o comando geral da Polícia Militar surgiu depois que vários casos de roubos, furtos e outros delitos foram denunciados na tribuna da Câmara Municipal.

Entre os problemas apresentados pelos vereadores estão os altos índices de crimes contra o patrimônio (roubos e furtos), crimes contra a vida e tráfico de drogas.

PM_vereadores

Os vereadores levantaram vários pontos sobre a segurança pública no Estado. A vereadora Eliane Sinhasique do (PMDB), questionou sobre as bases moveis da Polícia Militar, que segundo ela seria uma ação momentânea, porem imediata para o combate a violência nos locais de maior incidência de crimes.

O comando geral da PM alegou que em algumas localidades as ocorrências tem maior dificuldade de serem atendidas devido a falta de infraestrutura das ruas e vias de acesso, além da falta de iluminação pública, terrenos abandonados e o acumulo de mato em determinados locais contribuírem significativamente para a grande incidência de delitos em determinados locais.

Sinhasique rebateu sugerindo uma parceria entre a Polícia Militar e o parlamento municipal, no tocante a levar ao conhecimento da prefeitura as dificuldades de acessibilidade enfrentada pela PM durante patrulhamento e atendimento de ocorrências.

“Nós estamos aqui apresentando propostas para o enfrentamento da criminalidade nos bairros, é preciso haver uma união, uma parceria entre o legislativo municipal e a Polícia Militar para juntos buscarmos soluções emergências e permanentes para esse problema. Como representantes do povo estamos abertos ao dialogo e nessa reunião sugeri que o comando geral da PM envie um relatório a Câmara Municipal apontando os pontos mais críticos e os problemas mais evidentes de cada regional e que tem relação direta com o índice de criminalidade para que possamos encaminhar a prefeitura e cobrar uma solução”, destacou a vereadora.

Para o presidente do o parlamento municipal de Rio Branco Roger Corrêa, a reunião serviu para aproximar Câmara de Rio Branco e Policia Militar, além de estabelecer uma união em busca de soluções ao combate a violência.

“Essa reunião foi muito valorosa no que diz respeito a criar uma parceria entre a Câmara de Rio Branco e a Polícia Militar para juntos enfrentarmos a violência em nossa cidade. Conhecemos aqui o trabalho que é desenvolvido pela PM, onde nos foi apresentados alguns dados, esclarecidas algumas duvidas e obtivemos garantias de que medidas serão adotadas no combate a criminalidade na capital, vamos agora aguardar o envio do relatório da Polícia Militar para juntos ao Executivo municipal cobrar ações imediatas de acessibilidade que garantirá um serviço policial mais ativo”, disse o presidente.

Por Gleydison Meireles