Deputado denuncia que Hospital do Câncer está há 20 dias com o equipamento de radioterapia quebrado

Ray Melo, da redação de ac24horas
raymelo@ac24horas.com

O deputado Chagas Romão (PMDB) denunciou na manhã desta quinta-feira (14), que a máquina de radioterapia do Hospital do Câncer do Acre estaria quebrada há mais de 20 dias. Romão denunciou ainda a falta de medicamentos para fazer quimioterapia.

O peemedebista sugeriu que Governo do Acre volte disponibilizar o TFD para os doentes, “já que o hospital não funciona, é preciso que o Estado abra mão de soluções alternativas. O câncer é uma doença que não espera pela resolução de falhas de gestão”, diz Romão.

O líder do governo, Astério Moreira (PEN) confirmou que o equipamento estaria quebrado e que estaria faltando medicamentos no Hospital do Câncer. O governista informou que a máquina de radioterapia teria quebrado porque estaria atendendo acima de sua capacidade.

“É uma máquina importada que não pode ser consertada por qualquer pessoa. É um equipamento importada com componentes radioativos. Um técnico está vindo do exterior para fazer a manutenção da máquina que atende no Hospital do Câncer”, diz Astério.

Para não interromper o tratamento os pacientes estão sendo encaminhados a Porto Velho e Barretos, informou Astério Moreira, destacando que os medicamentos estão em fase de aquisição e a licitação já teria sido feita pelo Governo do Acre.

O governista Walter Prado (PEN) fez um apelo aos gestores da saúde estadual, para que solucione os problemas no Hospital do Câncer. “Eu já senti na pele as necessidades que um paciente de câncer tem. A doença é violenta e não espera por resoluções de gestão”.

Os deputados da base de governo informaram que os gestores da Secretaria de Saúde teriam entrado em contato e afirmado que as soluções para os problemas na unidade de saúde estariam todos encaminhados e tudo será solucionado no menor espaço de tempo possível.