Começou nesta terça-feira, 26, e se estende até o dia 28, no município de Brasiléia, a primeira Feira do Peixe e Agricultura Familiar do Alto Acre com a meta de comercializar 30 toneladas de pescados produzidos na região. O evento reúne 20 produtores. Segundo o secretário de Produção, Lourival Marques Filho este é o resultado dos dois anos de investimento do setor de piscicultura.
A Feira do Peixe é realizada na praça Ugo Poli, área central da cidade. É organizada pelo governo do Estado, através da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) , Coopergrãos (Cooperativa de Produtores Agroflorestais de rasiléia) e Sindicato dos Traalhadores Rurais (STR) do município além do apoio da Prefeitura de Brasiléia e Ministério da Pesca e Aqüicultura.
Além do comercio de pescados, na feira também pode ser adquirido hortaliças e grãos, além derivados do leite e artesanatos. Os peixes como tambaqui, curimatã e pirapitinga estão sendo vendidos a R$ 6 o quilo. O produtor Francisco Sobrinho de Lima da Colônia Esperança, localizada no quilômetro 84 da BR 317, trouxe para a feira, nesse primeiro dia 110 quilos de peixes e em poucas horas viu seu estoque reduzir. “O governo construiu um tanque para mim e esta é a primeira safra que tiro e já estou contente demais”, comemorou.
“O investimento do governo foi grande na piscicultura e estamos agora mostrando que com incentivo o produtor trabalha e leva pra mesa de cada um de nós produtos de qualidade”, avaliou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Brasiléia, João de Lima Pereira acrescentando que não não foi esquecido a necessidade de comercialização da produção com a realização de feiras.
“Iniciamos o Programa de Desenvolvimento da Piscicultura em 2011 e os resultados confirmam que estamos no caminho certo. Já construímos 2.352 tanques em todos os 22 municipios do Acre e já conseguimos quase dobrar a produção”, contou o secretário Lourival Marques Filho. O secretário fez questão de lembrar que ainda este ano o frigorífico e fabrica de ração, que fazem parte do complexo de piscicultura, serão inaugurados fechando toda a cadeia produtiva.
Participaram da abertura do evento além do secretário de Produção, Lourival Marques o prefeito de Brasiléia, Everaldo Gomes, o vereador Rosildo Rodrigues e representantes de entidades financeiras.