Governistas engavetam há um ano projeto de interesse dos portadores da síndrome do autismo apresentado na Aleac

Ray Melo, da redação de ac24horas
raymelo@ac24horas.com

Durante a sessão solene realizada na Aleac, na quinta-feira (4), em homenagem ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, os deputados governistas foram pegos numa saia justa ao tomarem conhecimento que um projeto de interesse das pessoas portadoras da síndrome do autismo está engavetado na Casa há mais de um ano.

O projeto de lei no  13 de 2012, que institui no âmbito do Estado do Acre, a Lei de Proteção à Pessoa Portadora da Síndrome do Autismo foi apresentado pelo deputado de oposição Major Rocha (PSDB) e está há mais de um ano, aguardando parecer da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Depois dos depoimentos emocionados dos pais de autistas, que expuseram a falta de preparo do sistema público de saúde, para atender os portadores da síndrome, o projeto que dorme nas gavetas da CCJ, que é presidida por deputados da base de governo foi lembrando no plenário da Aleac.

“Particularmente não gosto de sessões solenes, no entanto essa foi muito boa. Penso que uma das funções dos parlamentares é ouvir o povo e buscar soluções que possam contribuir para a melhoria da qualidade de vida de nossa gente”, disse Major Rocha, que apresentou que beneficia os autistas no dia 16 de fevereiro de 2012.

“Vale salientar que esse projeto até hoje está aguardando o parecer da CCJ da Aleac e por isso ainda não foi votado. Depois da sessão de hoje, que contou com a participação da Associação de Amigos e Pais de Autistas do Acre (AMPAC), da APAE, do Instituto Dom Bosco e de outras instituições que cuidam de pessoas especiais, ficou acordado que esse projeto de lei passará por um debate, através de uma audiência pública, onde as entidades e a comunidade vão ajudar a construir e aperfeiçoar esse lei”, destaca Rocha.

Cansado de esperar pela boa vontade dos deputados da base de governo que levam ao pé da letra o fato de o tucano fazer parte do bloco de oposição, Rocha decidiu postar a íntegra do projeto no facebook. “Estou postando o endereço eletrônico do projeto de lei que apresentei e gostaria de receber a colaboração de todos que queiram contribuir. Acho que é a primeira vez que o facebook é usado para ajudar a construir e aperfeiçoar um projeto de lei”, enfatiza Major Rocha. http://www.sapl.ac.gov.br:8087/sapl_documentos/materia/2792_texto_integral