A reportagem de ac24horas em nenhum momento afirmou em sua matéria, que o governador Sebastião Viana (PT) teria pedido a punição do 3º sargento Isaías Brito Brandão, que supostamente comentou um post em sua fan Page. A matéria foi estritamente informativa com base em documentos da sindicância e da punição aplicada ao militar.
O comandante da Polícia Militar, José Reis Anastácio emitiu nota na manhã desta quarta-feira (10), tentando passar a opinião pública que ac24horas teria afirmado que houve determinação do chefe do Poder Executivo. A reportagem reitera que não atribuiu ao governador Sebastião Viana, o pedido de instauração de sindicância e punição ao 3º sargento.
Por conta disso a direção de ac24horas já acionou seu departamento jurídico para acionar o judicialmente o oficial militar por “calúnia”.
Abaixo, a íntegra da nota do comandante da Polícia Militar do Acre:
Nota de Esclarecimento
O comandante-geral da Polícia Militar do Estado do Acre, José dos Reis Anastácio, vem a público afirmar que não houve determinação do senhor governador do Estado para qualquer tipo de abertura de procedimento contra o policial militar Isaias Brito Brandão, por supostas agressões à sua pessoa nas redes sociais, conforme noticiado na imprensa local.
José dos Reis Anastácio afirma que, ao tomar conhecimento da postagem, o governador considerou que não houve ofensa à sua honra e à sua dignidade, tendo afirmado que esse é um assunto de competência estritamente militar.
Ao longo da sua trajetória, o governador Tião Viana tem a marca da defesa intransigente da democracia e do pleno respeito ao contraditório. Características essas que lhe conferiram respeito e credibilidade como senador da República por dois mandatos e de governante do Estado.
A punição ao militar supramencionado foi pautada no Regulamento Disciplinar da Polícia Militar do Acre, que, prevê dentre tantas outras, punições por transgressões disciplinares ao policial militar que “desconsiderar ou desrespeitar autoridade civil”.
José dos Reis Anastácio – CEL PM
Comandante Geral da PMAC