Gleydison Meireles – da redação do ac24horas
ggreyck@gmail.com
Parte do forro do centro cirúrgico da maternidade Barbara Heliodora desabou na tarde de ontem (12) e obrigou a direção do hospital a interditar temporariamente o local.
Funcionários da maternidade, que pediram anonimato confirmaram o incidente e revelaram que o desabamento ocorreu por conta das inúmeras infiltrações que tem no prédio.
De acordo com a diretora da maternidade Bárbara Heliodora, Lorena Rojas, a parte do forro que desabou foi próximo ao posto de enfermagem do centro cirúrgico e não da sala de cirurgia como se havia veiculado. Lorena disse ainda que o local já estava passando por reformas e que o incidente pode ter ocorrido pelo o acumulo de umidade das últimas chuvas, já que o telhado da maternidade apresenta algumas goteiras.
“A maternidade está passando por reformas, inclusive na cobertura já que havia sido constatadas algumas goteiras, o grande problema é que o prédio foi tombado como patrimônio histórico e por isso temos que manter a arquitetura original e as telhas da cobertura são fabricadas em São Paulo, acredito que com a incidência de chuvas nos meses anteriores essas goteiras comprometeram partes do forro de algumas salas, que são de gesso”, explicou a diretora.
Apesar do centro cirúrgico está temporariamente interditado, Lorena Rojas garantiu que o atendimento da unidade hospitalar não será comprometido. Os casos de partos cesariana e curetagem estão sendo encaminhados ao hospital Santa Juliana, os casos emergências e de partos normais estão sendo realizados na própria maternidade.
A interdição do centro cirúrgico pode durar cerca de três dias até que uma equipe de engenheiros do governo faça uma analise do local.