Comissão discutirá situação de municípios do Acre que receberam haitianos; Sebastião Viana participará do encontro

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional vai discutir na quarta-feira (17) os problemas enfrentados pelos municípios acrianos de Brasileia e de Epitaciolândia em razão da chegada de imigrantes haitianos. O governador do Acre, Sebastião Viana, participará da reunião, juntamente com representantes do Ministério da Justiça e do Ministério das Relações Exteriores.

O governo do Acre decretou, na semana passada, situação de emergência social nos dois municípios, localizados na fronteira com a Bolívia e o Peru. As duas localidades são as principais portas de entrada de imigrantes ilegais do Haiti e de outros países, como Senegal, Nigéria, Bangladesh e República Dominicana.

O decreto de emergência estabelece que os órgãos estaduais do Acre deverão desenvolver ações emergenciais humanitárias nos dois municípios. Na área de sáude, por exemplo, o objetivo principal é minimizar os riscos de contaminação por doenças. Na área de assistência social, a intenção é assegurar o fornecimento de refeições aos imigrantes.

Em resposta ao governo do Acre, o governo federal anunciou que enviaria a Brasileia, na última sexta-feira (12), uma equipe multissetorial com 20 profissionais para ajudar na regularização dos cerca de 1.600 imigrantes que estão abrigados no município.

Segundo o governo federal, a intenção é aumentar o número de vistos provisórios concedidos por dia, reforçar a equipe médica na região e agilizar a concessão de carteiras de trabalho aos imigrantes.

A reunião da Comissão de Relações Exteriores está marcada para as 10h30, no Plenário 3.

Agência Estado