Comunidade Terapêutica Lucimar Lucena Ramos é inauguradza na tarde de terça-feira

Comunidade Terapêutica Lucimar Lucena Ramos

 

comunidade

Gleydison Meireles – da redação do ac24horas
ggreyck@gmail.com

Aconteceu na tarde desta terça-feira (16) a inauguração da Comunidade Terapêutica Lucimar Lucena Ramos, idealizada e criada pela deputada federal Antônia Lúcia (PSC/AC). O evento foi bastante prestigiado e contou com a participação de políticos, lideres evangélicos e comunidade em geral.

Criada em 2012, a Comunidade Terapêutica Lucimar Lucena Ramos, surgiu com o objetivo de acolher, proteger e oferecer aos dependentes químicos um tratamento intensivo e de qualidade na busca da reabilitação. A Comunidade firma um compromisso com o ser humano, focando seus esforços na recuperação de vidas e na concretização dos sonhos e restabelecimento das famílias. A comunidade está localizada na Rodovia AC-40, Km 17, sentido Rio Branco/Senador Guiomard.

Antônia Lúcia e Gabriela Câmara cortam a faixa inaugural da Comunidade Terapêutica Lucimar Lucena Ramos
Antônia Lúcia e Gabriela Câmara cortam a faixa inaugural da Comunidade Terapêutica Lucimar Lucena Ramos

“Nossa comunidade tem como objetivo recuperar dependentes químicos que precisam de tratamento, porém não têm condições de pagar por serem de famílias carentes. A nossa comunidade terapêutica é, sem dúvidas, uma das melhores do Brasil e da América Latina, com estrutura de primeiro mundo e instalações impecáveis. Pensamos que só é possível reintegrar o dependente a sociedade através do carinho, acompanhamento e capacitação profissional, além da integração com a família e da consciência do problema. Aliando esses fatores a um espaço físico agradável e bem estruturado, a Comunidade Terapêutica Lucimar Lucena Ramos é um lugar abençoado, concebido e preparado para resgatar vidas”, enfatizou Antônia Lúcia.

De acordo com o deputado Major Rocha (PSDB), a criação da Comunidade Terapêutica demonstra a importância do combate ao crack e outras drogas, mas também a busca e o resgatar dos dependentes químicos oferecendo um tratamento de qualidade e contemplando a família do dependente. Com a inclusão de familiares, os índices de recuperação aumentam quando há o resgate dos laços afetivos.

“A repressão ao tráfico nas fronteiras e áreas urbanas é fator essencial no combate a esse mal chamado droga, mas sem esquecermos da necessidade de resgatarmos essas pessoas desse lado obscuro, e ai o papel da família como fator de prevenção e recuperação dos que usam e abusam das drogas psicoativas é uma ferramenta a mais nessa luta. A deputada Antônia Lucia está de parabéns pela iniciativa e pela ousadia”, enfatiza Rocha.

O projeto ousado de Antônia Lucia contou com o apoio do seu esposo o deputado federal Silas Câmara e das filhas Gabriela Câmara e Milena Câmara. Na estruturação do centro foram gastos cerca de R$ 3 milhões. O espaço que abrigará cerca de 80 pessoas oferece refeitório, dormitório, área de recreação e lazer com dois campos de grama sintética, piscina e academia ao ar livre, biblioteca e área de convivência, bloco de saúde com consultórios médicos, odontológico, consultórios de assistência social, psicólogo e enfermaria, além de ambulância.

Duas oficinas de fabricação de vassouras e tijolos, uma lavanderia, salas de aulas, horta e complexo de piscicultura fazem parte da estrutura do local.

Durante a inauguração o Presidente das Assembleias de Deus no Amazonas, Pastor Jonathas Câmara, foi o responsável de conduzir um momento de oração e louvor finalizando com uma mensagem da Bíblia Sagrada.

O Centro Terapêutico recebe o nome do pai da parlamentar, que atuou como delegado de polícia na cidade de Senador Guiomard e morreu assassinado quando Antônia Lúcia ainda era jovem.