Alunos do quinto período do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Acre (Ufac) receberam, na noite dessa quarta-feira (17), no Cine Teatro Recreio, convidados, amigos, professores, acadêmicos de outros cursos, bem como a comunidade em geral,para prestigiarem a primeira noite de realização do projeto“Arte de Comunicar: Cinema, Fotografia e Música”.
O jornalista Francisco Dandãoabriu os debates, falando sobre a ideologia presente na produção da arte cinematográfica mundial. Já o professor Hélio Costa, remontou os tempos áureos do cinema acreano, contando a história do pioneirismo do Estúdio de Cinema Amador de Jovens Acreanos (Ecaja).
A aluna do oitavo período, do curso de Jornalismo da Ufac, Magda Tomaz, fala que é bem mais gostoso falar de teoria, praticando. “É muito importante termos um evento específico do curso,para que a gente possasair da rotina universitária de professor e aluno e de repente, ter um momento pra se debater sobre o cinema, que é uma arte tão presente e tão mais próxima de nós.Atividades como esta, incentivam os acadêmicos a repensarem e desconstruírem alguns conceitos formados sobre mídia”.
As palestras foram relacionadas ao cinema acreano, fazendo um paralelo histórico entre as produções locais e a grande indústria mundial, que é o cinema norte-americano.
Temas relacionados à mensagem subliminar, propagandas silenciosas, ideologias formadoras de opiniões foram discutidos pelos palestrantes. O início do evento,contou com a apresentação de um documentário, produzido pelos próprios alunos da Ufac, “Um igarapé no meu quintal”, dirigido pelo professor do curso de Jornalismo, Gilberto Ávila.
Ao final das palestras, o públicopresente teve a oportunidade de interagir com os palestrantes, fazendo perguntas e enriquecendo o debate. No encerramento das atividades, houve o sorteio do livro“Cinema no Mundo: indústria, política e mercado”, e um coquetel para os convidados.