Gleydison Meireles – da redação do ac24horas
ggreyck@gmail.com
O presidente do Movimento dos Direitos Humanos (MDH), Jucivan Santos fez graves denuncias contra a Secretaria de Habitação do Acre (SEHAB/AC) que estaria despejando famílias, que adquiriram de forma ilegal casas do Programa Habitacional Minha Casa, Minha Vida, com uso de forças policiais e sem ordem judicial.
Jucivan Santos disse que procurou a SEHAB na tentativa de mediar uma saída para o impasse, mas após várias horas tentando conversar com algum diretor do órgão não obteve sucesso.
De acordo com o ativista dos Direitos Humanos, algumas famílias que conseguiram os imóveis por meio de “contratos de gaveta”, alugando ou comprando, estariam sendo despejados por funcionários da SEHAB e com o auxilio de Policiais militares.
“Na SEHAB ninguém sabe explicar porque esses despejos irregulares estão acontecendo sem a autorização da Justiça. Queremos deixar claro que o Movimento não é a favor desse tipo de prática, mas não vamos aceitar que trabalhadores que buscam outras alternativas de se conseguir uma moradia digna sejam tratados como marginais. O Estado tem que reaver sim essas casas, mas que seja feito por meios legais”, enfatizou Santos.
Nesta quarta-feira (24) o MDH estará formalizando a denuncia no Ministério Público, na promotoria de Justiça e Direitos Humanos e Habitação, para tentar barrar os abusos cometidos durante os despejos e buscar uma saída para essas famílias que estão ocupando os imóveis.
“Vamos buscar uma saída legal para que essas pessoas não sejam prejudicadas ainda mais”, finalizou.