Na crise, todos procuram salvar sua pele e não fazer graça com projetos politicamente corretos, mas economicamente insustentáveis. O tão esperado mercado de carbono, aposta do governo acreano que criou até Secretaria Especial para tratar desse assunto, esfriou de vez. A tonelada de Carbono que chegou a valer 30 euros em 2008, hoje vale pouco mais de 2 euros. Para os europeus salvar a economia, sem dúvida, é mais importante que apostar nos “derivativos da fumaça”. O senador Jorge Viana precisa dar explicações sobre isso…
Baixou
E o preço do tomate no mercado acreano teve uma queda considerável nesta semana. Ainda bem. O quilo estava sendo vendido a mais de R$ 5 e hoje é encontrado na casa dos R$ 2., mesmo assim, ainda salgado para o bolso de população onde a grande maioria vive com menos de um salário mínimo.
Balde vazio
Enquanto o governador Sebastião Viana continua apostando todas as fichas no projeto de piscicultura, o setor da bacia leiteira beira a falência. Acrelândia que já recebeu o título de maior produtora de leite do Acre [24 mil litros/dia], hoje não produz 10 mil. A não liberação do selo de informação fiscal é um dos impedimentos na atração de indústria para o setor. O momento não lembra em nada o período de implantação do programa federal Balde Cheio que incentivou a produção de leite nas cidades de Senador Guiomard, Acrelândia, Plácido de Castro e Porto Acre. (JC)
Enrola o rabo e senta em cima
As associações ligadas ao Ministério Publico dizem que são contra a PEC 37 porque é necessário ampliar o número de instituições com poder investigatório, mas entraram com a Ação Direta de Inconstitucionalidade 3943 para impedir que a Defensoria Pública também tenha legitimidade para ajuizar ação civil pública. Cadê a coerência?
Briga por poder
Essa disputa sobre a PEC 37 é uma briga meramente corporativa, por poder, entre os membros do Ministério Público e os Delegados, principalmente os federais. Quem puder mais, vai chorar menos.
Nepotismo na Caixa
O Sindicato dos Bancários no Acre tenta pressionar o atual superintendente da Caixa Econômica Federal no Estado, Anacleto Grosbelli. De acordo com postagem feita no site da entidade, o gestor do banco estaria diretamente ligado a um caso de nepotismo.
Nepotismo na Caixa II
Anacleto nega a denuncia, afirmando que o seu familiar que trabalha em uma das agências da caixa, estaria dentro das normativas estabelecidas pela instituição. Caso haja irregularidade, o Sindicato não irá aceitar qualquer tipo de favorecimento ilícito.
Caminhonete branca
A vereadora Eliane Sinhasique usou sua página no facebook para informar que nos últimos dias uma caminhonete branca vem rondando a sua residência. De acordo com a radialista, os ocupantes do veiculo baixaram o vidro e tiraram fotografias. Ai tem…
De volta
Deputado Gladson Cameli chega nesta quinta em Rio Branco depois de passar parte da semana dando atenção especial ao tio, Orleir Cameli que se encontra internado no Rio de Janeiro. O deputado aproveitou e esticou as “férias” na Cidade Maravilhosa. Pré-candidato ao senado, Cameli tem se mantido distante do debate em torno da candidatura majoritária das oposições no Acre (JC).
Cumplices
Vereadores de oposição são coniventes com a falta de transparência na prestação de contas da Câmara Municipal de Rio Branco. O bloco dos tucanos que pautaram uma eleição baseada em ética, não faz barulho. Até a pequena notável Eliane Sinhasique [PMDB] ainda não se manifestou. É preciso saber o que está por trás desta indisposição em dar publicidade aos gastos dos vereadores mais bem pagos do Brasil (JC).