O programa Rio Branco Amiga, liderado pela primeira dama do município, Gicélia Viana, recebeu nesta sexta feira a primeira doação de livros, feita pela ex-empregada doméstica Maria Preta, que atualmente trabalha na secretaria de Promoção de Políticas da Igualdade Racial. Maria conta que ganhou os livros da ex-patroa, a professora Maria Aracanja, e resolveu fazer a doação “porque sabe que eles serão muito bem utilizados por crianças e adultos”. Gicélia agradeceu a doação dos mais de 500 livros infantis, didáticos e históricos, como O Príncipe de Maquiavel. “com essas doações vamos poder levar cultura e entretenimento para as pessoas”, ressalta Gicélia.
A campanha de arrecadação de livros foi aberta ontem (quinta-feira, 25), com o objetivo de arrecadar livros para criação de bibliotecas em abrigos públicos, creches comunitárias e casas de passagem da capital do Acre. O lema da campanha é “Uma ação que abre mais que um sorriso. Abre novos horizontes”.
São aceitos várias categorias da literatura: histórias infantis, auto-ajuda, livros religiosos e outros. Os pontos de arrecadação são: Prefeitura de Rio Branco, no Centro; Igreja Batista do Bosque (Bosque e Catedral, na Via Verde); Igreja Internacional da Graça (próximo ao Terminal Urbano); Câmara de Vereadores e Assembléia Legislativa do Acre.
O programa Rio Branco Amiga é coordenada pela engenheira Gicélia Viana, primeira-dama do Município, e conta com o apoio de várias instituições e organismos municipais e estaduais. O programa já arrecadou e doou alimentos e fraldas descartáveis para as famílias atingidas pela cheia do Rio Acre e para creches e hospitais da cidade. Doou também escovas de dente e creme dental para alunos de escolas de Rio Branco.