Gestora da APA-RIS pede providências contra incêndio

Jairo Carioca – da redação de ac24horas
jscarioca@gmail.com

Uma das gestoras da Área de Proteção Ambiental Raimundo Irineu Serra (APA-RIS), Roberta Graff, pede em caráter de urgência, que providências sejam tomadas com relação ao registro de incêndios de grande porte na mata da APA.

“Mal o verão começou, já ocorreram três incêndio de grande porte na mata da APA! Muito bom para uma unidade de conservação ambiental, não? E nós estamos dentro da cidade e bem pertinho da sede da Semeia: porque tanto abandono?”. Questiona Graff.

Ela acrescenta que recebe reclamações diárias em sua residência de que a Semeia não vem cumprindo o seu papel. Graff diz que já enviou ofícios ao órgão sem ter nenhuma resposta e solicita em caráter de urgência “algum exame de perícia de fogo no local (sei que existem alguns peritos nisto aqui em Rio Branco) para tentar ver de onde o fogo começou e pensar em medidas para impedir novos incêndios”.

Um incêndio ocorrido ontem foi controlado pelos brigadistas treinados pelo Corpo de Bombeiros. Ainda segundo Graff, nem a primeira versão do Plano de Gestão ainda não foi oficializada oito anos após a fundação da área de proteção ambiental.

“Tudo bem, sabemos: tudo é difícil, falta dinheiro, isso e aquilo… Mas tem limite. A APA já vai completar 08 anos em junho, e nada”, desabafa.

A APA fica localizada no bairro Irineu Serra, região que abriga o Alto Santo, centro fundado pelo Mestre Raimundo Irineu Serra, criador da Doutrina do Daime.

Compartilhar