Ainda há tempo…

Enquanto desembargador, presidente do Tribunal de Justiça do Acre, Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Acre, corregedor do TJ Acre e conhecedor profundo da política do Acre, o Arquilau de Castro Melo já mais questionou as denúncias e a forma de pavimentar a BR 364 pelos governos do PT. Agora, aposentado e a espera de um convite para disputar um cargo eletivo, sugere, via comentário no Fcebook, uma reportagem, uma monografia para a faculdade ou mesmo um livro sobre a estrada, pegando desde o início de sua construção até aqui, com levantamento do volume de recursos gastos, fotografias das obras, empresas envolvidas, história dos moradores da margem da estradas, etc”. Ao invés de sugerir, poderia ele mesmo fazer, já que tem conhecimento de tudo.

Desencontro de informações
Enquanto a estatal agência de notícias alardeia que faltam apenas 43 km para a conclusão definitiva da BR-364, a Agência Brasil, portal de informações oficial do governo federal, informa o trecho compreende 140 km. Em se tratando da BR que consumiu mais de R$ 1 bilhão desde 2007, podemos dizer que tem algo muito mal explicado. Com a palavra o governador Sebastião Viana

Arrogância
Um fato inusitado chamou atenção de quem fazia compras na loja do Barriga Verde, localizado na Estrada Dias Martins, nesta última semana. O proprietário da loja de material de construção, Rubenir Nogueira Guerra, destratou uma segurança na frente de clientes. O constrangimento foi tanto, que uma cliente desistiu de comprar na loja. O funcionário, para não perder o emprego apenas abaixou a cabeça.

Organização na web
Especializada em difamar adversários do PT na internet, a Rede PT13, uma organização virtual formada por blogs apócrifos e perfis falsos que se dedica a atacar – com informações mentirosas e montagens fotográficas – aqueles que ousam defender teses contrárias às do petismo, acaba de ganhar novos membros. E o pior não se trata apenas de militantes, mas sim de pessoas lotadas em cargos comissionados na prefeitura de Rio Branco e em secretarias estratégicas no governo do Acre

Criticando Marina
‘Marina queria uma zona de conforto’, diz presidente do PV,  José Luiz de França Penna, sobre a criação da Rede Sustentabilidade. A declaração está contida no Portal Brasil econômico. Para quem não sabe, atritos entre a ex-senadora e mandatário do Partido verde motivaram saída da acreana do grupo.

Companheira na disputa
Na busca de ser a indicada a  vaga do senado pela Frente Popular, mesmo a probabilidade sendo remota, a deputada federal Perpétua Almeida tem sido vista de um tempo para cá constantemente ao lado do governador Sebastião Viana e do Prefeito Marcus Viana. Em toda solenidade, a comunista faz questão de entoar palavras de elogio aos dois.

O professor de agronomia da Universidade Federal do Acre, Paulo Wadt, disponibilizou em seu blog neste sábado, uma análise sobre a divida do PSDB com uma gráfica da capital, veiculada exclusivamente em ac24horas. Leia a análise apaixonada aqui.

Pastores caloteiros
O dono de uma loja de ternos (roupas sociais) na Galeria Meta tomou uma decisão radical: não vender mais fiado para pastores. O motivo, segundo ele, são os calotes. Ele contava chateado nesta sexta-feira, que só de um pastor levou 

Inspeção nacional diz que MPAcre é nota 10
Uma boa notícia para a gestão do Ministério Público do Acre, que com certeza reflete diretamente nas garantias dos direitos constitucionais de cada cidadão: em inspeção feita em março deste ano, a Corregedoria Nacional do Ministério Público detectou que o MPAC é um dos mais atuantes do Brasil. Isso mostra o rigor com que nossos procuradores e promotores atuam. Para ser mais direto, pode-se dizer que o MP do Acre é nota 10.

 

Crime organizado
O líder do governo, Astério Moreira (PEN) informou que o Governo do Acre sabe da existência de articulações de grupos criminosos que pretendem ocupar esta região por ser estratégica no tráfico internacional. O governista não escondeu que criminosos estejam agindo no Acre e destacou que o Estado vive um momento de muita preocupação e pediu que todas se unam para fortalecer as instituições para combater a ação de facções criminosas.

 

Disputa acirrada
Faltando pouco mais de um mês para as eleições do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Acre (Sindap/AC), as articulações e acusações já tiveram início. O atual presidente e candidato a reeleição, Adriano Marques tem acusado o governador Sebastião Viana de querer desarticular a sua candidatura. Para desarticulá-lo, Marques afirma que Sebastião está usando o PCdoB, por meio do deputado estadual Moisés Diniz, o PSB, através do vereador Marcelo Jucá e a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) que estariam apoiando o agente penitenciário Janes como candidato ao cargo. (G.M.)

 

Queimado
O certo nesta disputa é que mais da metade dos filiados ao Sindap estão descontentes com a gestão de Adriano Marques. A categoria reconhece os avanços e as conquistas do sindicato, mas afirmam Marques está queimado e tem se tornado autoritário, prepotente e quer conduzir o sindicato sozinho. “Ele (Adriano Marques) mudou muito com o passar dos anos, acho que de tanto falar mal dos Vianas está ficando igualzinho a eles, autoritário e prepotente”. Se continuar nesse rumo dificilmente Adriano Marques se reelegerá. (G.M.)

 

Descontentes
Funcionários públicos de Capixaba têm usado as redes sociais para mostrar todo seu descontentamento com o prefeito comunista José Varêda (PCdoB). Entre os descontentes estão os servidores da educação, que afirmam que o desrespeito com a categoria chegou ao extremo, primeiro o prefeito realizou um almoço para os servidores municipais mas esqueceu de estender o convite a secretaria de educação, depois, no dia dos trabalhadores, a categoria recebe um presente de grego. Em um oficio o prefeito determina o cancelamento de todos os contratos provisórios, dobras funcionais e não satisfeito, manda retirar a gratificação de Ensino Especial, graticificação essa que está no PCCR dos servidores. (G.M.)

 

Protesto
Devido as imposições anticonstitucionais de José Varêda, nesta sexta-feira (3) o Ugo Chaves ou que é isso, desculpas, VAREDA, sexta-feira dia 03 servidores municipais estarão protestando em frente a prefeitura do município demostrando todo o descontentamento dos servidores com a atual gestão de Capixaba. (G.M.)

 

Ganhou mais não levou
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Acre (Sinjac), ainda não pagou o prêmio dos vencedores do Chalub Leite, do ano passado. Os ganhadores que esperam há quatro meses pelos valores, dizem que os dirigentes do sindicato teriam informado que a conta da entidade estaria bloqueada por uma ação de José Alex, impossibilitando de fazer o pagamento. Recentemente a desculpa mudou e os sindicalistas afirmam que não repassaram os prêmios, porque o Governo do Acre teria pagado apenas a metade do valor acordado e os recursos foram usados para custeio do Congresso dos Jornalistas realizado do Acre. A desculpa mais recente é que o Sinjac estaria esperando o repasse do imposto sindical, para quitar o calote com os profissionais de imprensa, mas o dinheiro ainda não teria caído na conta. Resta saber se os valores entrarem na conta do sindicato, não vai ser bloqueados para pagar a dívida com o provedor da Santa Casa.

 

Reunião para agendar outra reunião
Apesar de as categorias procurarem constantemente ajuda dos deputados estaduais na Aleac, nem sempre se chega a uma solução para as demandas dos servidores públicos. Depois de se reunirem com os parlamentares por mais de uma hora, o avanço que os agentes penitenciários conseguiram foi marcar uma segunda reunião para discutir o mesmo problema.

Saúde sempre na pauta
A saúde pública voltou à pauta de debates na Aleac. O deputado Chagas Romão (PMDB) elogiou a administração de Vagner Sales (PMDB), em Cruzeiro do Sul. Romão destacou a construção de postos de saúde na zona rural da segunda maior cidade do Acre e criticou o fechamento de unidades de saúde, em Quixadá e Boa Água em Rio Branco. Eduardo Farias (PCdoB) explicou o fechamento das unidades de saúde da capital e disse que não adianta manter um posto funcionando com apenas uma pessoa para aplicar injeções.