Prefeitura de Cruzeiro do Sul decreta feriado em homenagem ao ex-governador Orleir Camelí

Jairo Barbosa – jbjurua@gmail.com

O prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales, determinou a sua equipe que agilize todos os procedimentos burocráticos para que a administração municipal possa conceder feriado amanhã na cidade natal do ex-governador Orleir Camelí. Vagner, que é primo de Orleir, está em Manaus, para onde seguiu ontem ao lado de outros parentes atendendo pedido do ex-governador. Ele pediu para que toda família fosse reunida antes de sua morte.

O vice prefeito de Cruzeiro do Sul, Mazinho Santiago, que está em Rio Branco confirmou a informação e disse ainda que em todas as repartições do município, as bandeiras serão hasteadas em meio mastro.

Orleir Camelí também foi prefeito da maior cidade do Juruá.

Agora pouco o governo do Acre distribuiu nota de pesar e informa luto de três dias.

NOTA DE PESAR

O Governo do Estado do Acre, comungando o sentimento de perda da população pelo falecimento do ex-governador Orleir Messias Cameli, manifesta a solidariedade dos acreanos a viúva dona Beatriz Cameli, a mãe dona Marieta, aos filhos, aos irmãos, a todos os familiares e, por sua forte paixão pela terra natal, a toda a comunidade de Cruzeiro do Sul e do Vale do Juruá.

A trajetória de Orleir Cameli merece respeito e reconhecimento, representando muito dos sonhos e da luta das famílias acreanas. Originário de um seringal, saiu com a família para enfrentar os desafios da vida e se tornar um empresário de sucesso e influência além do seu município, no Estado e na região Norte.

Como prefeito de Cruzeiro do Sul foi responsável pela sua modernização urbana. Eleito governador em 1994, deixou realizações que devem ser reconhecidas como de grande importância para a integração e o desenvolvimento do Estado – notadamente o asfaltamento da BR-317 de Senador Guiomard a Basiléia, o asfaltamento da BR-364 no trecho de Rio Branco a Sena Madureira, além da reabertura da estrada de Sena Madureira a Cruzeiro do Sul no verão de 1998, depois de 9 anos totalmente fechada.

Nesta hora de dor para seus familiares e amigos, o Governo do Estado do Acre decreta luto oficial por três dias. Nos unimos a dor da comunidade acreana, que reflete respeitosamente a perda e a contribuição do ex-governador Orleir Cameli, elevando nossas preces para que Deus o receba e o acolha na paz da Casa Celestial.

Rio Branco, 08 de maio de 2013.

Tião Viana
Governador do Estado do Acre