Filhotes de tilápia, piau e curimatã, além de povoar açude, servirão de alimento para peixes maiores
A Unidade de Tecnologia de Alimentos (Utal) da Universidade Federal do Acre (Ufac) realizou nesta quinta-feira, 16, a soltura de aproximadamente mil alevinos do seu Laboratório de Nutrição de Peixe em um dos seus açudes no interior do campus Rio Branco.
A intenção é montar um laboratório de reprodução e uma incubadora de peixes, além de estabelecer um espaço para ensino, pesquisa e extensão, incluindo um criadouro de pirarucu.
De acordo com o professor e pesquisador da Ufac, Ricardo Araújo, o objetivo é fazer desse espaço um lugar de referência em piscicultura, atendendo diretamente os cursos de medicina veterinária, biologia, engenharia florestal, agronomia, além de toda a comunidade que trabalha com pesca.
O pesquisador irá à Alemanha para conhecer o laboratório da Universidade de Berlim, onde se têm grandes tecnologias para criação de pirarucu, realizada em estufas, pois o clima do país é desfavorável para criação do peixe. “Nós temos o peixe e temos o clima perfeito; precisamos da tecnologia deles”, enfatizou o pesquisador.
Para 2013, alguns projetos já serão estudados pela universidade. Araújo diz que, em outubro, pretende-se realizar o Campeonato Universitário de Pesca, fomentando a prática da pesca, promovendo exposição das atividades que a Ufac realiza para a comunidade e outras universidades.
Ascom-Ufac