Jairo Carioca – da redação de ac24horas
jscarioca@gmail.coM
A Justiça do Acre ocupa os últimos lugares no ranking de Tribunais de Justiça do Brasil em cumprimento à meta 18 que prevê o julgamento, em 2013, de todas as ações de improbidade e de crimes contra a administração pública distribuídas até 2011.
O resultado atualizado nesta sexta-feira (17) e divulgado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) mostra que o Judiciário do Acre já cumpriu 35,71% dos processos de improbidade administrativa, 13,86% dos crimes contra a administração e 20,28% dos processos de improbidade e crimes contra a administração.
Ao todo existem 328 processos pendentes de julgamentos, a maioria deles de crimes de improbidade e contra a administração pública [114]. Ainda de acordo o CNJ apenas 68 processos foram julgados em 2012 nos juizados de primeiro grau e juizado especial.
Do total pendente [328] e de acordo relatório, de janeiro à março, apenas 4 processos foram julgados pelo judiciário acreano este ano. Em todo o Brasil o desempenho está abaixo da expectativa para este mês, quando 66,67% dos processos já deveriam estar julgados.
O assunto não foi comentado pela direção do tribunal acreano.