Luciano Tavares – da redação de ac24horas
lucianotavares.acre@gmail.com
O presidente da OAB/AC, Marcos Vinicius, lamentou o falecimento do ex-presidente do Tribunal de Justiça do Acre, desembargador aposentado Lourival Marques de Oliveira, que morreu na tarde desta quinta-feira, em São Paulo, onde fazia tratamento contra um câncer.
“Uma perda irreparável. Foi um desbravador. Membro do Tribunal de Justiça, que deu sua vida por nosso Judiciário. E não só a comunidade jurídica perde, mas a sociedade acreana”, disse Marcos Vinicius.
Natural de Cruzeiro do Sul, Lourival Marques era formado em direito pela Faculdade Nacional de Direito do Rio de Janeiro. Ele nasceu no dia 10 de dezembro de 1932.
Ele também foi membro do Ministério Público do Acre, sendo o primeiro a assumir o cargo de procurador-geral de Justiça, em 1963.
No início da noite o Tribunal de Justiça do Acre divulgou nota de pesar.
Nota de pesar pelo falecimento do desembargador Lourival Marques
O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Acre, desembargador Roberto Barros, comunica à classe forense e à comunidade em geral o falecimento do desembargador aposentado Lourival Marques de Oliveira.
O magistrado faleceu por volta das 15h desta quinta-feira-feira (23), no hospital A.C. Camargo, em São Paulo, onde vinha se submetendo a tratamento de saúde.
Seu corpo deverá ser transportado da capital paulista no início da manhã desta sexta-feira (24) e chegar a Rio Branco no início da tarde.
O velório será realizado no Palácio da Justiça, no centro da Capital, e o sepultamento deverá ocorrer no sábado (25), no Cemitério São João Batista.
O desembargador Lourival Marques de Oliveira nasceu em 10 de dezembro de 1932, em Cruzeiro do Sul, Acre. Bacharelou-se em 1960, pela Faculdade Nacional de Direito do Rio de janeiro e, em 1963, foi o primeiro Procurador Geral da Justiça do Acre, fazendo parte da mesa de autoridades durante a solenidade de Instalação do Tribunal de Justiça do Acreano.
Em 16 de dezembro de 1964, foi nomeado para exercer a função de juiz de Direito substituto temporário da 1ª Seção Judiciária do Acre. Exerceu suas funções jurisdicionais nas Comarcas de Xapuri e de Rio Branco.
Tomou posse no cargo de desembargador no dia 7 de junho de 1974, sendo eleito para presidência do Tribunal de Justiça no biênio de 1981 a 1982. Aposentou-se no dia 25 de janeiro de 1983.
Lourival Marques era casado e pai de quatro filhos, um deles já falecido.
O desembargador-presidente Roberto Barros, em nome Poder Judiciário do Acre, solidariza-se com a família enlutada e pede a Deus o consolo necessário neste momento de tristeza e dor.