Em palestra no RJ, Arquilau Melo fala sobre a viagem de Euclides da Cunha pela Amazônia

A convite da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o desembargador aposentado Arquilau Melo irá ministrar palestra nesta sexta-feira (24) sobre a passagem de Euclides da Cunha pela Amazônia.

A palestra integra a programação do e do “IV Ciclo de Debates e Oficinas Pedagógicas – Conversa com Educadores: Euclides da Cunha em sala de aula”, que acontece na própria cidade de Euclides, Cantagalo, no Rio de Janeiro.

Os escritos amazônicos de Euclides serão revisitados para explicar o “paraíso perdido”. O olhar que o escritor dispensou ao Nordeste em sua obra mais marcante – Os Sertões – ele também dedicou à Amazônia, embora este seja um dos aspectos menos enfatizados nos estudos correntes sobre a obra euclidiana.

A expedição do autor à região que hoje é o estado do Acre, em 1904, é uma parte pouco explorada de sua biografia, mas é objeto do livro Euclides da Cunha – Expedição ao Acre, lançado por Arquilau Melo em dezembro de 2011.

Apaixonado pela trajetória euclidiana, Arquilau reconstruiu de forma detalhada em sua obra a expedição liderada por Euclides. Um dos episódios importantes relatados no livro é a Guerra do Purus, o embate entre brasileiros e peruanos na região.

O Ciclo de Debates e Oficinas Pedagógicas com a participação de Arquilau Melo acontece hoje, a partir das 18h, no Colégio Estadual Lameira de Andrade, em Cantagalo, na região Centro-Norte Fluminense.